/AVABRUM, Comissão do Legislativo e o Prefeito se reuniram em Brumadinho

AVABRUM, Comissão do Legislativo e o Prefeito se reuniram em Brumadinho

A reunião teve o intuito de unir forças para conseguir reverter alguns dos problemas que estão sendo geradas em Brumadinho após o acordo entre a Vale e o Estado de Minas Gerais. O pagamento emergencial de 100% para toda a população foi a grande pauta desse encontro.

Aconteceu ontem, dia 01 de julho, uma reunião entre a Comissão do Legislativo, formada pelos vereadores Gabriel Parreiras, Vanilson Geada e Guilherme Morais, a AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos do Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão Brumadinho) e a Prefeitura, representada pelo Prefeito Nenen da Asa. A reunião discutiu sobre diversos problemas no acordo entre a Vale e o Estado e a exclusão de Brumadinho de praticamente todas as decisões, mas ficou decidido que o primeiro foco seria reverter o Pagamento Emergencial.

Há muitos meses os brumadinhenses se questionam o motivo do Pagamento Emergencial ser diferente em bairros da mesma cidade, muitos moradores recebem 100% do valor e muitos passaram a receber apenas 50%. O assunto perdurou durante muitos meses sem nenhuma resposta concreta que explicasse o motivo e os critérios que a mineradora usou para separar a cidade.

A Comissão do Legislativo foi formada para acompanhar os detalhes do assunto Rompimento da Barragem na Câmara, mas, de acordo com o Vereador Gabriel Parreiras, somente a Comissão não estava conseguindo ter o devido peso nas discussões. “Só a Comissão não possui força suficiente para reverter, da forma que a gente quer, o acordo. Vamos unir os três, AVABRUM, a Comissão e a Prefeitura, como uma voz só para tentar reverter esse problema”, afirmou o Vereador Gabriel.

A união dos três terá grande papel na busca da melhora para Brumadinho. O primeiro foco do grupo ficou decidido seria correr atras de soluções para resolver a divisão da cidade criada pela mineradora. Essa diferenciação polariza e segrega uma cidade que sempre foi unida.

O Prefeito Nenen da Asa já afirmou em diversas outras ocasiões que vai continuar a luta para conseguir o Pagamento Emergencial seja de 100% para toda a cidade de Brumadinho.

A população aguarda e acompanha as próximas ações e reuniões do grupo com muita esperança de que esse problema seja revertido.