/Autoridades prendem trio acusado de praticar mineração irregular e degradar a Serra da Moeda, em Brumadinho

Autoridades prendem trio acusado de praticar mineração irregular e degradar a Serra da Moeda, em Brumadinho

O local pertence ao Estado de Minas Gerais, e de acordo com Lei Federal, o subsolo pertence à União

À sombra da noite na última quinta-feira (16), um enigma se desvendou nas entranhas da Serra da Moeda, entre Nova Lima e Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Três indivíduos, com idades entre 30 e 50 anos, foram capturados em flagrante, mergulhados na suspeita de mineração clandestina.

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMAMB), guiado por denúncias anônimas, desvendou o mistério após meticulosas investigações. No desenrolar da ação, uma retroescavadeira e dois caminhões carregados de minério surgiram, revelando uma operação clandestina que comercializava os recursos retirados ilegalmente com mineradoras.

O boletim de ocorrências desvenda que o local, propriedade do Estado de Minas Gerais, estava sendo esvaziado diariamente de aproximadamente 320 toneladas de minério. Contudo, a lei federal sussurra que o subsolo pertence à União, tornando a atividade um intrincado jogo de usurpação.

Os detidos enfrentam acusações de usurpação de bens federais e extração ilegal de minerais. A trama se aprofunda com a revelação de que um dos capturados já carregava consigo um mandado de prisão pendente por receptação, enquanto outro, envolto na teia do crime, havia sido detido recentemente por delitos similares na cidade de Itaúna, no lado Centro-Oeste de Minas.

O desfecho dessa narrativa está nas mãos da Polícia Federal, que assume o protagonismo para desvendar todos os segredos que permeiam essa obscura exploração nas entranhas da Serra da Moeda.