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Anos de trabalho: Muitas Ações realizadas pela Secretaria de Agricultura

O Jornal Circuito Notícias realizou uma entrevista exclusiva com Andressa Jardim, Secretária de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Pecuária e Abastecimento, para sanar dúvidas da população e mostrar o avanço e todo o trabalho realizado nos últimos anos.

 

A Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Pecuária e Abastecimento, durante os últimos anos veio desenvolvendo projetos e ações que visam ajudar os agricultores locais na melhoria da qualidade da produção e facilitar o escoamento da mesma. Para isso, foi construído a Central de Recebimento e Distribuição da Agricultura Familiar e o Banco de Alimentos promoveu a distribuição de sementes selecionadas de milho, sorgo, feijão e hortaliças, beneficiando 162 agricultores em 2019.

Mais de 40 agricultores participarem da feira no Centro Administrativo do Estado, uma forme de melhorar o sustento de diversas famílias. O auxílio na participação de alguns produtores em editais de compras institucionais como Programa de Aquisição de Alimentos PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE, em Brumadinho foram firmados contratos no valor de R$177.000,00 em São Joaquim de Bicas, R$ 39.000,00 em Igarapé, R$34.000,00 em escolas estaduais somam mais de R$35.000,00. Além do PAA, que entre 2014 A 2020 já executamos 6 propostas que somam um valor de R$ 1.390.000,00 em aquisições direta dos agricultores com diversos produtos (verduras, legumes, leite, mel, leite e outros).

Um grande avanço foi a ampliação da Patrulha Mecanizada, possuindo hoje: 09 tratores, 01 retroescavadeira, 06 caminhões (basculante, carroceria, baú isotérmico, 2 tanque para leite sendo um com capacidade de 4 mil e outro pra 10 mil litros e vários implementos).

Segundo Andressa “A parceria entre a Secretaria e a Associação dos Produtores Rurais de Brumadinho conseguiu realmente fazer com que tudo funcionasse. Ela teve o intuito de fazer os repasses necessários somados as receitas oriundas da prestação do serviço, para realizar a manutenção de toda a patrulha mecanizada, evitando atrasos de atendimento aos produtores”.

Durante o decorrer de 2019, após o rompimento da barragem, a Secretaria foi uma das áreas mais atingidas, já que diversos agricultores tiveram muitos problemas, como falta de agua, alimentação para os rebanhos, perdas volumosas de produtos. Segundo a Secretária “Todos trabalharam muito, tinha muito serviço a se fazer e muitas pessoas precisavam de ajuda. Tivemos que fazer de imediato um levantamento com as necessidades de todos os agricultores atingidos para evitar que o problema ficasse maior”.

Diversas reuniões com a Vale foram realizadas para discutir melhorias para os agricultores atingidos, e, após o atendimento emergencial, a primeira iniciativa da empresa foi adquirir um estande para os agricultores junto a uma feira de supermercadista, onde puderam expor seus produtos e mostrar que não havia contaminação na produção do município como um todo.

Em fevereiro foi realizado uma reunião com mais de 50 agricultores, representantes da Vale SA e do grupo aliança por brumadinho entre eles: Ministério da Cidadania, Sebrae, Emater, Senar, Central de Cooperativas e o grupo Carrefour, no Galpão do Produtor, sobre o processo de utilização do espaço com a comercialização a rede Carrefour. Para isso, seria utilizado o galpão e um caminhão cedido pela Secretaria de Estado de Agricultura para o transporte da produção. Porém a pandemia impediu que os trabalhos dessem prosseguimento. Segundo Andressa Jardim, “O Galpão do Produtor foi construído com o objetivo de beneficiar, contribuir e auxiliar o produtor rural. No início do mandato estávamos organizando um processo para celebrar a parceria com uma organização de agricultores para gerir o espaço, mas de acordo com a lei 13.019, é necessário realizar um chamamento público para tal realização”.

Uma excelente aquisição foi adquirida no final de agosto, foram recebidos 1 carreta tanque, 3 tratores agrícolas, 1 caminhonete Strada, 1 caminhonete montana, 4 grades aradoras, 3 grades niveladoras, 3 plantadeiras, 5 roçadeiras, 2 colhedoras e 1 pulverizador. Tudo isso só foi possível através de Emenda Parlamentar indicada pelo Laudivio Carvalho, em parceria com a CODEVASF, a pedido da vereadora Alessandra do Brumado. Após a compra do maquinário, a Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Pecuária e Abastecimento se organizou e prontificou para buscar as novas aquisições o mais rápido possível.

“Estamos certos de que a agricultura e pecuária são realmente uma importante fonte de receita ao município de Brumadinho e estaremos sempre buscando fazer o melhor para resolver os problemas que aparecerem”, finalizou Andressa Jardim.