Acordo é o maior do mundo em capacitação da gigante da tecnologia chinesa, que também irá implementar wi-fi em mais de 2 mil escolas; governador se reuniu com representantes da empresa em sua sede em Xangai.
Durante uma missão oficial à China, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, realizou uma reunião significativa com representantes da empresa de tecnologia chinesa Huawei. Nessa reunião, foram anunciadas parcerias entre o Estado de Minas Gerais e a Huawei na área da educação.
O principal destaque é a formação de mais de 70 mil professores da rede estadual em Tecnologia da Informação e Comunicação, visando capacitar esses educadores para repassar esse conhecimento aos alunos, potencialmente impactando cerca de 1,3 milhão de estudantes.
A iniciativa busca preparar os jovens mineiros para a crescente revolução digital e as oportunidades de emprego que surgem a partir dessa transformação tecnológica. Além disso, durante o encontro, foram apresentados planos para o programa “Wi-fi nas Escolas”, que oferecerá conexão de alta qualidade em 2.197 escolas. O governador Romeu Zema expressou sua satisfação com os avanços na educação e manifestou interesse em expandir a parceria para outras áreas do Estado, como saúde e segurança.
Essa colaboração entre a educação, a conectividade das escolas e a formação dos professores tem o potencial de elevar a qualidade da educação em Minas Gerais, padronizando o acesso digital ao material pedagógico e possibilitando o uso de tecnologias avançadas, como telas digitais interativas nas salas de aula. A previsão é de que até junho de 2024, todas as escolas estejam equipadas com wi-fi de alta tecnologia. A Huawei também se comprometeu a fornecer soluções tecnológicas adicionais, como a implementação da tela digital, que poderá substituir os quadros nas salas de aula, melhorando a experiência de aprendizado dos alunos. Além disso, a Huawei, uma presença em Minas Gerais desde 2001, expressou interesse em expandir a cooperação com o governo em outras áreas e setores. A missão à China visa atrair investimentos estrangeiros para impulsionar o crescimento econômico e a geração de empregos no estado.