/Governo de Minas e Unicef lançam pesquisa direcionada a jovens para fortalecer rede de educação profissional e ampliar oportunidades de trabalho

Governo de Minas e Unicef lançam pesquisa direcionada a jovens para fortalecer rede de educação profissional e ampliar oportunidades de trabalho

A iniciativa, denominada “Um Milhão de Oportunidades para o Futuro Minas Gerais (1MiOMG),” em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), visa ouvir os jovens e, com base em suas respostas, desenvolver políticas públicas que melhorem o estudo e as oportunidades de qualificação profissional. A pesquisa faz parte do programa global U-Report Brasil do Unicef e utiliza um chatbot para coletar informações. A análise dos resultados ajudará a adaptar a oferta de oportunidades de acordo com as necessidades da juventude mineira.

Além disso, o projeto “Trilhas de Futuro” oferece cursos técnicos de formação profissional gratuitos, destacando-se pelo sucesso dos estudantes em competições nacionais e internacionais. Por meio desse programa, jovens como Darli Amaral e Elizandra Rerlity Silva têm se destacado em suas áreas e representado o estado de Minas Gerais em competições profissionais. O projeto também oferece ajuda de custo para transporte e alimentação, e desde seu lançamento em 2021, o Governo de Minas investiu quase R$ 1 bilhão na iniciativa. As inscrições para a quarta edição do programa começam em breve.

 

A plataforma 

Em agosto deste ano foi estabelecida uma parceria com o Unicef para criar a plataforma digital Um Milhão de Oportunidades para o Futuro – Minas Gerais (1MiOMG).

Essa plataforma tem o objetivo de facilitar a transição dos jovens que frequentam ou concluíram cursos de formação profissional do Governo de Minas para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que incentiva o setor privado a promover oportunidades, inclusão e desenvolvimento desse público.

 

Como participar

Para participar, empresas e estudantes interessados devem se cadastrar no site “1MiO – Minas Gerais“. As empresas devem acessar a plataforma, assinar o Termo de Adesão, preencher as informações necessárias, anexar o documento assinado e divulgar as vagas disponíveis. Os jovens de 14 a 29 anos, matriculados e/ou que concluíram cursos de formação profissional do Estado, também precisam se cadastrar na plataforma, fornecendo as informações solicitadas.

Além da oferta gratuita da formação, todos os estudantes recebem ajuda de custo para transporte e alimentação.

Desde o lançamento do Trilhas de Futuro, em 2021, o Governo de Minas já investiu quase R$ 1 bilhão na iniciativa.

O período das inscrições da quarta edição começa na próxima quinta-feira (9/11).