/Vacinação antirrábica acontece em Brumadinho no mês de agosto

Vacinação antirrábica acontece em Brumadinho no mês de agosto

A campanha anual de vacinação antirrábica chega a Brumadinho no próximo mês de agosto, e cuidar para que a raiva continue sendo uma doença controlada, é uma missão não só dos agentes de saúde, mas de toda a sociedade.

 

No Brasil, a enfermidade apresenta nos últimos 30 anos um cenário considerado estável, com números de notificações que vêm caindo vertiginosamente ano a ano -, muito em função das campanhas de conscientização e vacinação feitas pelo Ministério da Saúde, que atingem desde áreas mais populosas a localidades remotas do país.

 

Transmitida na maioria das vezes por cães e morcegos, a raiva é classificada como uma infecção viral aguda, que pode acometer tanto animais, quanto seres humanos. Entretanto, ela também pode ser transmitida por outros mamíferos, caso dos felinos, sejam eles animais domésticos como o gato ou silvestres.

 

A doença é transmitida por meio da mordida, lambida ou machucados que animais infectados podem causar, agindo rapidamente no sistema nervoso; causando desde náuseas a alterações acentuadas no comportamento – como inquietação, irritação e perturbação no sono, isto em seres humanos.

 

Já em animais, os sintomas clássicos são: salivamento excessivo formando espumas em volta da boca, agressividade, falta de apetite e demência.

 

 

Como prevenir a raiva?  

 

– Levar os animais domésticos para serem vacinados contra a raiva, anualmente;

 

– Procurar sempre o serviço de saúde, no caso de mordida;

 

– Manter seu animal em observação se ele agredir alguém;

 

– Não deixar o animal solto na rua e usar coleira/guia no cão ao sair.

 

– Notificar a existência de animais errantes nas vizinhanças de seu domicílio;

 

– Informar o comportamento anormal de animais, sejam eles agressores ou não;

 

– Informar a existência de morcegos de qualquer espécie;

 

– Providenciar a entrega de animais para coleta de material para exames de laboratório, nos casos de morte dos animais com suspeita de raiva ou por causa desconhecida.

 

A campanha Antirrábica Animal será dividida em duas etapas: A Primeira será a vacinação em postos fixos durante a semana do dia 08/08 a 12/08. No sábado, dia 13, será realizado o “Dia D”, com uma força-tarefa que abrangerá toda a sede.

 

Abaixo você confere todo o cronograma e os pontos de vacinação no município:

 

Matéria por: Prefeitura Municipal de Brumadinho