/Silêncio da Vale gera Raiva na População

Silêncio da Vale gera Raiva na População

População de Brumadinho, Mário Campos e todos os locais que foram atingidos pelo crime da Vale, no dia 25 de janeiro de 2019, seguem revoltados com o atual posicionamento da mineradora perante as reclamações, indagações e os pedidos que a algum tempo são esquecidos ou negados. Hoje, dia 27 de maio, é mais um dia marcado pelas manifestações da população contra a Vale.

O mundo inteiro tem conhecimento do crime cometido pela empresa em Brumadinho, no início de 2019, e entende a dimensão e as consequências sociais, ecológicas e naturais do rompimento da Barragem B1 na mina do Córrego do Feijão, mas aparentemente a empresa mudou seu posicionamento nos últimos meses.

Logo após o ocorrido, a empresa se mostrou proativa, prestativa e parte da população realmente acreditou que estava sendo abraçada de alguma forma. Esse posicionamento da mineradora só serviu como forma de enganar e iludir a população com falsas promessas de melhorar a infraestrutura da cidade, trazer uma melhor capacitação para os jovens, dentre outras muitas ações que haviam sido prometidas. Propagandas e publicidades bonitas, mas atitudes feias.

Com o passar do tempo, o “esfriamento” do caso gerou um certo esquecimento na grande massa que estava junto com Brumadinho fazendo pressão na Vale para que todos atingidos, diretamente ou indiretamente, fossem ressarcidos de maneira correta e honesta. Esse foi o momento exato em que a empresa mudou seu posicionamento, começou a negar os pedidos que chegavam de pessoas que realmente foram atingidas e perderam seus familiares e seus pertences, resumindo, tiveram suas vidas destruídas.

Isso tudo gerou uma revolta imensa em todos os cidadãos, que já estavam sentindo o afastamento e de certa forma o descaso da mineradora com a população. Muitas manifestações já foram realizadas, onde os gritos de justiça ecoavam pelas ruas de Brumadinho, mas nem com a pressão popular a empresa se solidarizou com as reclamações e exigências, e continuou com o “não” como resposta.

Na noite do dia 12 de maio de 2020, a Vale anunciou a resposta sobre o Pagamento Emergencial de 100% para toda a população. Esse era um dos pedidos que a população, junto a Prefeitura Municipal, havia realizado a muito tempo e aguardava com ansiedade a resposta. Infelizmente a empresa decidiu definir, por conta própria, alguns bairros de Brumadinho que seriam beneficiados com o valor integral do pagamento, e, no mesmo dia, já realizou o deposito na conta dos brumadinhenses selecionados. Essa decisão da Vale gerou um transtorno muito grande para os cidadãos, que se revoltaram com o descaso e continuaram sem entender o porquê de a empresa selecionar algumas poucas pessoas. Gerando até mesmo uma separação dentro da cidade, o que beneficia somente a empresa. Manifestações voltaram a acontecer, dessa vez a Prefeitura Municipal cancelou, através de um Decreto, os alvarás de funcionamento da mineradora e suas terceirizadas. O Prefeito, Nenen da Asa, afirmou seu apoio a população e as manifestações, através de suas redes sociais e encontrando com os manifestantes. “É uma covardia o que eles estão fazendo e não aceitaremos isso”, afirmou Nenen da Asa.

Após o Decreto, a mineradora se posicionou em suas redes sociais e, através de publicidades na TV e rádio. O Comunicado Oficial informava que a empresa estaria suspendendo o abastecimento e o tratamento dos animais que foram resgatados e outros serviços dentro da cidade. Esse posicionamento fez com que o Decreto fosse revogado para que não houvessem mais perdas e péssimas consequências.

Atualmente a Vale suspendeu o funcionamento da parte administrativa e jurídica, que coincidentemente é o local de atendimento da população, por conta do COVID-19, mas manteve o funcionamento da parte da produção.