/Setor de Turismo bate recorde de arrecadação nos primeiros dois meses do ano

Setor de Turismo bate recorde de arrecadação nos primeiros dois meses do ano

Entre as dez cidades mais visitadas de Minas Gerais, Brumadinho tenta criar novas alternativas ao Inhotim.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, em entrevista ao Programa Voz do Brasil, da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), na última segunda-feira (27), apresentou dados animadores sobre o turismo no Brasil, nos primeiros dois meses de 2023.

Segundo Freixo, no período correspondente a janeiro e fevereiro, cerca de 1,5 milhão de estrangeiros cruzaram as fronteiras brasileiras ou desembarcaram em portos e aeroportos, sendo movimentados aproximadamente um bilhão de dólares no país.

De acordo com Fórum Econômico Mundial, o turismo está entre as cinco atividades mais importantes do mundo, pois é compatível com os desafios que o planeta enfrenta no século 21, sob a ótica de se criar práticas econômicas sustentáveis.

“O turismo é uma atividade capaz de gerar desenvolvimento e conservar a natureza. Ou seja, é uma atividade econômica onde a cultura é um valor, onde a gastronomia é um valor e onde a natureza é um valor”, expressou Freixo.

Atualmente, o turismo corresponde a 8% do total do PIB brasileiro, deixando o país na 10° posição mundial, entre as nações que mais recebem visitantes. Ficando atrás de países como Estados Unidos, China, Alemanha, Japão, Reino Unido, França, México, Itália e Espanha – não por acaso, as seis maiores economias do mundo estão presentes neste grupo.

 

Turismo em Brumadinho

Em outubro do ano passado, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo do Governo de Minas, divulgou um ranking das cidades mineiras mais visitadas em 2020 e 2021. Brumadinho estava entre os dez destinos mais procurados pelos turistas que vêm a Minas Gerais.

De acordo com a Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de Brumadinho, cerca de 400 mil pessoas visitam a cidade anualmente. Entretanto, 90% desse contingente fica retido nas dependências do Museu do Inhotim, deixando de conhecer outros locais no município. Fato que tem preocupado os gestores municipais de turismo.

Focado nessa realidade, uma parceria entre a Comissão Organizadora do Programa de Fomento do Turismo Sustentável em Brumadinho, a Prefeitura Municipal, o Circuito Veredas, a Associação de Turismo de Brumadinho e Região e o Inhotim, com realização da Vale e da Rede Terra, lançaramou em 2022 o Programa Céu de Montanhas, que tem como principal objetivo fomentar o turismo em Brumadinho por meio de experiências, desde cunho gastronômico a cultural. As ações estão espalhadas em várias localidades pela sede e no interior, e prometem fazer com que o turista experimente e conheça um outro lado de Brumadinho.

O programa se mostra promissor para o futuro do setor na cidade, porém, ainda demonstra estar longe de atrair os olhares de quem só vem a Brumadinho para visitar o Inhotim.

 

 

Matéria por: Portal da Cidade Brumadinho