/Servidores recebem capacitação sobre Prevenção do abuso sexual infantil

Servidores recebem capacitação sobre Prevenção do abuso sexual infantil

Servidores da Assistência Social, da Saúde, entidades de proteção, conselho tutelar e equipe multidisciplinar da Secretaria de Educação participaram de capacitação para a prevenção e o enfrentamento do abuso sexual infantil e de adolescentes. Uma blitz educativa também foi realizada na entrada da cidade.

As atividades aconteceram no dia 18 de maio, no auditório da Estação Conhecimento, onde palestras e reflexões aconteceram visando melhorar o entendimento e, consequentemente o atendimento as crianças e adolescentes de Brumadinho.

Durante as palestras a psicóloga Nilza Emília Gomes, do CRASEC, gerou a reflexão explicando as diferentes formas de violência sexual, ensinou a forma de como identificar os sinais de violência sexual e a forma de como lidar diante da revelação do abuso.

Nair enfatizou ao dizer a relevância e a importância do tema, além de expor o quão difícil é lidar com as situações. “É um tema relevante, difícil de tratar e de ser identificado, mas que precisa ser discutido. Quando deixamos de falar e denunciar estamos sendo coniventes com este crime” afirmou Nair Emília, assistente social e gestora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Brumadinho realizou, na entrada da cidade, uma blitz educativa com o intuito de conscientizar os motoristas sobre a importância de denunciar os casos de abuso e de exploração de crianças e adolescentes.

Os cidadãos de Brumadinho podem denunciar as situações de abuso através do Disque 100 e 180, mas também no CREA, no CRAS e também no Conselho Tutelar, onde profissionais realizarão o acompanhamento necessário.