/Serra do Curral pode ser tombada

Serra do Curral pode ser tombada

Governador, Romeu Zema, assinou decreto que facilita o possível tombamento da área da Serra do Curral. O documento reconhece a Serra como área de relevante interesse cultural do estado.

 

O informe veio através das redes sociais do Governador, Romeu Zema (Novo), onde foi confirmado a assinatura do decreto que reconhece o território da Serra do Curral como área de interesse cultural de Minas Gerais, esse decreto provavelmente irá acelerar o processo do tombamento da Serra.

“A Serra do Curral será preservada (…) Temos dialogado com as cidades envolvidas, órgãos de controle e sociedade civil para acelerar as ações com toda legalidade”, afirmou o governador.

A decisão também abrange outros dois municípios, Sabará e Nova Lima, além de Belo Horizonte. “Faremos a proteção permanente e com regras claras para que a Serra do Curral atravesse gerações como o cartão postal de BH”, afirmou o governador.

O próximo passo é a indicação da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo para o cargo de relator, que irá fazer parte do Conselho Estadual de Patrimônio Cultural (Conep). O escolhido será o responsável pela análise do dossiê de tombamento e elaborar a proposta para estabelecer as diretrizes ao tombamento provisório da Serra do Curral.