/Segunda dose da vacina aprovada

Segunda dose da vacina aprovada

A Anvisa aprovou a segunda dose da vacina de Oxford contra o coronavírus em mais voluntários. Segundo o Órgão o tempo mínimo entre a primeira e a segunda dose deve ser de quatro semanas.

Foi aceito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ontem, dia 10 de agosto, que os voluntários da vacina de Oxford recebessem a segunda dose, de reforço, para tentar a imunização. A decisão da Agência foi publicada no Diário Oficial da União e trouxe esperança para a população que enfrenta a pandemia a alguns meses.

O texto explica que aqueles que já receberam a primeira dose deverão receber a dose reforço em um período de 4 a 6 semanas após a primeira. A diferença entre os prazos foi justificada pela necessidade de entrar em contato com todos os voluntários novamente e mobiliza-los para receberem a segunda dose.

Há mais ou menos um mês, mais especificamente no dia 20 de julho, os cientistas de Oxford divulgaram para o mundo seus resultados positivos em relação a dose reforço. Segundo eles a nova imunização induziu uma maior produção de anticorpos nos voluntários das fases 1 e 2 dos testes da vacina. Os testes que acontecem no Brasil são os de fase 3, a última e mais decisiva.