/Secretaria de Saúde lança campanha de vacinação contra meningite

Secretaria de Saúde lança campanha de vacinação contra meningite

A Prefeitura Municipal de Brumadinho, por meio da Secretaria de Saúde, lançou uma campanha de vacinação no combate à meningite, a mobilização terá duração até o dia 31/07. O objetivo da campanha é a adesão de outros públicos, que não sejam somente os adolescentes de 11 a 14 anos, que já fazem parte do calendário oficial da vacinação do município, durante todo o ano.

 

A vacina meningocócica ACWY protege contra quatro sorogrupos da doença, os tipos A, C, W, Y, e já é normalmente disponibilizada na rotina do Calendário Nacional de Vacinação para os adolescentes de 11 a 14 anos de idade. Até 31 de julho de 2023, a aplicação da ACWY será estendida para alguns públicos.

 

A vacina meningocócica C (Conjugada) está contemplada no calendário de vacinação da criança e é recomendada aos 3 e 5 meses de vida e um reforço com 1 ano de idade. Até 31 de julho, ela será substituída pela vacina ACWY, protegendo o bebê contra mais tipos de bactérias. Pessoas com 16 anos ou mais que nunca ou já tomaram a vacina contra meningite C há mais de um mês, também podem tomar a ACWY até 31 de julho.

 

O imunizante está disponível na Sala da Vacina na Policlínica, de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e nas Unidades Básicas de Saúde do município que estão realizando a vacina da campanha.

 

Calendário de vacinação:

SEGUNDA-FEIRA: UBS Aranha

TERÇA-FEIRA: UBS Residencial Bela Vista, Santa Efigênia, Retiro do Brumado, Conceição de Itaguá e Tejuco

QUARTA-FEIRA: UBS Palhano, São José, Centro, Córrego do Feijão e Casa Branca

QUINTA-FEIRA: UBS Suzana, Progresso, Grajaú, Jota e Planalto

 

No ano de 2022, Brumadinho registrou 8 casos notificados e 7 confirmados de meningite. Já em 2023, até o momento, o município não registrou nenhum caso confirmado e apenas 02 notificações que estão em investigação. Lembrando que há vários tipos de meningites.   A meningite bacteriana é geralmente mais grave e os sintomas incluem febre, dor de cabeça e rigidez de nuca. Muitas vezes há outros sintomas, como: mal-estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz), status mental alterado (confusão).

 

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o compromisso com a vacinação da população, é fundamental que a população procure as unidades de saúde para que atualizem e completem os cartões vacinais. Investir em saúde é investir em vida.

 

Fique atento, vacine-se e não perca o prazo!

 

 

Matéria por: Prefeitura Municipal de Brumadinho