/Saúde da População será prioridade

Saúde da População será prioridade

De acordo com informações da Prefeitura Municipal a intenção é conseguir monitorar a saúde da população durante os anos que se seguem. A intenção é realizar o monitoramento do nível dos metais pesados encontrados no Rio Paraopeba e os problemas na saúde da população que isso irá causar.

Aconteceu em Brumadinho uma reunião com os coordenadores da saúde e com os representantes do comitê criado especialmente para monitorar os metais presentes nas águas do Rio Paraopeba para discutir as ações que serão tomadas e o mapeamento dos cidadãos que poderão adoecer devido a presença dos metais no sangue.

Após a pesquisa realizada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) que testou uma porcentagem da população da cidade mostrar que os cidadãos apresentam níveis elevados de metais pesados no sangue. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, está elaborando um estudo voltado a monitorar os dados da população para prevenir e tratar os cidadãos de possíveis doenças causadas pelo nível de metal no corpo.

“Nós iremos implementar um protocolo nos atendimentos das UBS (Unidade de Saúde Básica), as pessoas irão responder a perguntas feitas pelos médicos ao longo da consulta, e também por meio do exame de sangue, que será um forte aliado para traçarmos um panorama deste cenário ao longo dos anos”, observou Lizia Ferreira, Coordenadora do COE (Centro Operacional de Emergência).