/Reconhecimento do Peruaçu como patrimônio mundial é debatido em Brasília

Reconhecimento do Peruaçu como patrimônio mundial é debatido em Brasília

Audiência pública solicitada pelo deputado Paulo Guedes será realizada nesta quarta-feira, dia 21, na Comissão de Turismo da Câmara Federal.

 

Candidato ao título de Patrimônio Mundial, o  Parque Nacional Cavernas do Peruaçu será tema de audiência pública da Comissão de Turismo da Câmara Federal, em Brasília, nesta quarta-feira (21/08), às 15 horas. A unidade de conservação, localizada entre os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, na região Norte de Minas Gerais, concorre ao selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco e reúne todas as condições para conquistar o reconhecimento nas categorias Natural, Cultural ou Mista.

A audiência pública é uma iniciativa do deputado federal Paulo Guedes (PT/MG), que figura entre os maiores entusiastas do movimento. Em 2017, também foi dele a iniciativa de outra audiência pública, realizada na cidade de Januária, quando diversas entidades nacionais e internacionais manifestaram apoio à campanha em prol do reconhecimento da Unesco. De lá para cá, a mobilização vem ganhando cada vez mais força na sociedade civil organizada. Hoje, já são mais de 50 entidades ambientais, culturais e históricas, além de diversos órgãos públicos, unidos na empreitada.

Para o parlamentar, esse reconhecimento vai projetar a região no cenário turístico mundial, promovendo o desenvolvimento dos municípios em inúmeros aspectos. “A conquista do Selo é de grande importância não só para o Norte de Minas, como também para todo o Estado de Minas Gerais e para o Brasil, que garanhão maior visibilidade nacional e internacional. A região será beneficiada com incentivos à preservação ambiental, ao turismo, fortalecimento da atividade econômica e a valorização cultural”, comenta Paulo Guedes.

 

O PARQUE

Valioso patrimônio geológico, arqueológico e da biodiversidade, o parque foi criado pela União ainda em 1999. Com área de 56.400 hectares, integra 140 cavernas – algumas descritas dentre as mais belas do planeta -; abriga a maior estalactite do mundo, com 28 metros de comprimento; 80 sítios arqueológicos e pinturas rupestres com mais de 10.000 anos. Em seu território existe uma grande diversidade de fauna e sua vegetação possui desde a Mata Seca Atlântica até Veredas, que vertem água durante todo o ano. Seu complexo também abriga a tribo indígena Xacriabá, a maior das etnias de Minas Gerais.