/Projeto para construção de nova ponte em Brumadinho tem sequência

Projeto para construção de nova ponte em Brumadinho tem sequência

Construção da estrutura sobre o rio Paraopeba faz parte do plano de reparação da Vale.

O projeto para construção de nova ponte sobre o rio Paraopeba, em Brumadinho, está em andamento. A construção da estrutura faz parte do plano de reparação da Vale, que inclui também a pavimentação de estrada no local.

O objetivo do projeto é a construção de uma ponte que ligará as comunidades Melo Franco e Almorreimas, incluindo a melhoria da pavimentação de cerca de 7,7 quilômetros de vias, sistema de drenagem, readequação de curvas e implementação de sinalização vertical e horizontal em todo o trecho.

O valor total previsto é de R$ 61.066.659,76. O orçamento estimado da iniciativa teve como referência projetos pré-conceituais. Por este motivo, o “Valor Total Previsto” do projeto pode ser atualizado ao término da etapa de elaboração do projeto que está em andamento.

Após a conclusão dos “Estudos Preliminares” e “Engenharia”, os custos relativos às demais etapas do projeto serão analisadas pela FGV e estarão sujeitas à aprovação. A estimativa total de conclusão do projeto indicada pela FGV é setembro de 2025, enquanto a estimativa de prazo indicada pela Vale é de fevereiro de 2026.

Ao final da elaboração do projeto, a Vale deverá detalhar e revisar os prazos da Etapa 2 quando as estimativas de engenharia estarão concluídas.

Até o momento, o que foi realizado?

  • Conclusão do levantamento de campo do serviço de topografia nas vias públicas;
  • Mobilização de projetista para início da Engenharia Conceitual e visita técnica realizada em 18/08/2023;
  • Recebimento de 13 anuências, de um total de 18, para acesso às propriedades privadas. Entretanto, todas as anuências recebidas possuíam erros materiais;
  • Solicitação à Prefeitura de revisão das anuências encaminhadas; e Consolidação da Contratação dos Estudos para Regularização Ambiental.

Próximos passos

  • Recebimento por parte da Prefeitura de Brumadinho das Anuências de acesso as propriedades privadas para continuação do serviço de topografia;
  • Início da Engenharia Conceitual; e Reunião com o Órgão Ambiental (SEMA Brumadinho) para apresentação do projeto.

 

Matéria por: André Vince / Portal da Cidade