/Prefeitura busca apoio da Justiça para extensão de pagamentos emergenciais

Prefeitura busca apoio da Justiça para extensão de pagamentos emergenciais

Preocupado com a situação econômica do município e com as necessidades dos moradores de Brumadinho que ainda vivem as consequências da tragédia da Vale, o prefeito Nenen da Asa (PV) tem feito gestão junto ao ministério público, à justiça e à própria empresa, para que o pagamento emergencial seja prorrogado.

De acordo com o prefeito, a Vale ainda não sinalizou nenhuma garantia de extensão dos pagamentos emergenciais. Contudo, uma negociação que tenha o aval do Ministério Público, já vem sendo conversada. “O estrago moral, social e econômico que essa tragédia deixou em Brumadinho são enormes, isso sem contar as feridas de jamais cicatrizarão. Então estamos fazendo gestão junto à Vale e buscando apoio da justiça para que esse pagamento de indenização emergencial seja prorrogado. Caso contrário, o impacto social será negativo e de grandes proporções para as pessoas, para o comércio para agricultura e para outros setores”, disse.

O pagamento, que acontece desde o início do ano e que deverá ser suspenso a partir de janeiro de 2020, é resultado de um acordo entre o Ministério Público e a mineradora Vale, no dia 20 de fevereiro. Os valores variam sendo um salário mínimo por adulto, meio salário para adolescente (12 a 17 anos) e um quarto do salário para crianças abaixo de 12 anos.

A prorrogação ainda não é certeza, mas os moradores seguem na espera de uma resposta positiva, já que todos buscam uma mudança de vida, buscam o equilíbrio e viver melhor. Esse é o momento de pensar a longo prazo, usar o dinheiro de forma consciente, para que quando o prazo se encerrar seu dinheiro não acabe junto.