/Novos Equipamentos chegaram na UPA de Brumadinho

Novos Equipamentos chegaram na UPA de Brumadinho

Referência no atendimento de urgência e emergência no município a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brumadinho recebeu na manhã de terça-feira (21/06) novos equipamentos que vão ajudar a ampliar os chamados primeiros atendimentos. Com uma sala de urgência mais moderna, a UPA conta agora com novos respiradores, ventiladores pulmonares, monitores e bomba de efusão.

 

Os materiais foram apresentados pelo prefeito Nenen da Asa na companhia do secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti, e o Secretário Adjunto de Planejamento e Gestão, Luís Otávio Milagres de Assis.

 

Ao todo, Brumadinho recebeu 37 novos equipamentos e mobiliários como ventilador pulmonar, monitor, bomba de infusão estojo para instrumentos cirúrgicos, mesa hospitalar, colar cervical dentre outros materiais que vão ajudar a fortalecer ainda mais o atendimento que hoje é prestado pelo município. “A Saúde em Brumadinho é uma referência para a região e temos certeza que com esses novos equipamentos estamos montando um legado que será lembrado por muito tempo”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Eduardo Callegari.

 

Na mesma linha, o prefeito Nenen da Asa lembrou que o município conta hoje com uma estrutura hospitalar moderna e que os novos equipamentos vão ajudar ainda mais a melhorar o atendimento de pacientes que precisarem de intervenções de urgências. “Temos no município um trabalho fantástico desenvolvido por todos os servidores da Saúde, e com esses novos equipamentos tenho certeza que vamos salvar muitas vidas aqui em brumadinho”, disse.

 

Fruto do Acordo

Os novos equipamentos da UPA de Brumadinho é parte do acordo de reparação assinado entre a Vale e o Governo de Minas, pela tragédia-crime que ceifou 272 vidas com o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em 2019.

 

O coordenador da Força-Tarefa Brumadinho, o procurador da República Carlos Bruno Ferreira da Silva disse que a entrega dos equipamentos traz um sentimento de alívio para a população. “É um pequeno feito, mas que vai ajudar e muito a saúde da população”, frisou.

 

A presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum) Alexandra Andrade, lembrou que Brumadinho luta por justiça, encontro e memória e que a Associação está feliz em ver que parte dos recursos do acordo começam a ser investido para a melhoria da população. “Brumadinho foi a cidade mais atingida. Mais de 100 pessoas foram enterradas aqui, então é preciso que olhem para a nossa cidade com mais cuidado”, disse.

 

 

Matéria por: Prefeitura Municipal de Brumadinho