/Novas Vagas para as Oficinas do Programa Caminho da Arte são oferecidas

Novas Vagas para as Oficinas do Programa Caminho da Arte são oferecidas

Foi iniciado a terceira etapa do programa, neste momento são ofertadas cerca de 20 vagas para cada uma das oito oficinas: DJ, Grafite, Iluminação, Dança de Salão, Design de Moda, Sonorização, Contação de Histórias e Interpretação para TV e Cinema.

O Programa Caminhos da Arte foi idealizado pela Fundação Clóvis Salgado / Palácio das Artes, através do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, e busca ajudar Brumadinho a se reerguer após o rompimento em janeiro de 2019.

Todas as oficinas foram definidas após um longo diálogo entre os organizadores do Caminhos da Arte e as lideranças comunitárias do Município e acontecerão entre os dias 22 de janeiro e 4 de junho de 2022. As inscrições estão abertas, de maneira exclusiva para os moradores de Brumadinho, até o dia 14 de janeiro e podem ser realizadas através do site oficial do Programa. E os organizadores informam que os resultados serão enviados por e-mail/telefone a todos os contemplados até o dia 17 de janeiro.

De acordo com a organização, todas as oficinas serão ministradas na Estação Cidadania, aos sábados, com um total de 36h por oficina, sendo 2h por semana.

O programa Caminhos da Arte é realizado pela Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo, através da Lei Federal De Incentivo à Cultura, pelo Governo de Minas Gerais / Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Fundação Clóvis Salgado, com o patrocínio da CATERPILLAR. Este programa tem também o INSTITUTO SOCIAL SOTREQ – iSSO como parceiro investidor e a APPA ARTE E CULTURA como co-realizadora.

 

Veja abaixo a lista das Oficinas:

  • DJ: o curso oferece conteúdos de seleção, mixagem, sequência e produção de músicas;

 

  • Interpretação para TV e Cinema: os alunos serão orientados a respeito do jogo de encenação em todos os aspectos, seja na TV, teatro ou cinema.

 

  • Grafite: a oficina busca apresentar o grafite enquanto uma forma de arte contemporânea de características essencialmente urbanas, composta por desenhos e pinturas feitos em paredes, muros etc;

 

  • Design de Moda: a partir de estudos de conceitos e fundamentos da moda, os alunos irão explorar as relações com o vestuário e com a história da arte, além de aprender sobre criação e customização de roupas e adereços;

 

  • Dança de Salão: a oficina tem como principal objetivo a iniciação dos alunos à dança, possibilitando o desenvolvimento da criatividade, da noção corporal, da musicalidade e da percepção do outro e de si;

 

  • Sonorização: a oficina apresentará os elementos necessários para a utilização do áudio em diferentes produções, desde a captação do som ao acabamento final.

 

  • Contação de Histórias: o objetivo é introduzir as técnicas básicas como o uso de recursos vocais de modulação, a variação de intensidade da voz, o uso de onomatopeias para dar movimentos à palavra e ritmo à narrativa.

 

  • Iluminação: os participantes serão introduzidos ao ofício dos iluminadores envolvidos na criação, montagem e operação dos sistemas e projetos de iluminação;