/Mutirão de Limpeza contra a Dengue em Brumadinho

Mutirão de Limpeza contra a Dengue em Brumadinho

Bairros que possuem um índice elevado de contaminação por Dengue em Brumadinho estarão na lista do mutirão de limpeza da Prefeitura. O foco é não relaxar no combate à Dengue, que possui seu maior índice neste período do ano.

Com a chegada do período de estiagem, onde historicamente o índice pluviométrico diminui de forma considerável, as pessoas tendem a relaxar no combate à Dengue. Motivo que faz com que nesta época do ano, quase sempre ocorra um aumento sazonal de casos da doença.

Com a queda de umidade, outras doenças são responsáveis pelo aumento da demanda hospitalar, principalmente as relacionadas ao sistema respiratório que se tornam bastante comuns nesse período do ano, tirando o foco de um vilão que deve ser enfrentado permanentemente.

É por isso que buscando não afrouxar no combate à Dengue, a Prefeitura prepara um grande mutirão de limpeza para o mês de maio. “Esta ação irá ocorrer em bairros específicos, onde nós identificamos um aumento nos casos de infecção: bairros Residencial, Conceição de Itaguá e Retiro do Brumado (Creche), Informa Patrícia Moreira, Enfermeira Referência em Arboviroses.

O mutirão ocorrerá nas primeiras três quartas-feiras de maio, sendo no dia 4 no bairro Residencial, 11 em Conceição do Itaguá e no dia 18 no Retiro do Brumado. Dois dias antes os Agentes de Endemia passarão pelas casas entregando a moradores panfletos informativos a respeito da coleta.

A ação será realizada conjuntamente entre equipes da Vigilância em Saúde e Limpeza Urbana e terá foco específico no recolhimento de resíduos como plásticos, pneus, garrafas e quaisquer outros materiais que possam represar água.

“É importante frisar que não serão recolhidos entulhos, podas de árvores ou capina. Então, os moradores devem se atentar a este aspecto”, reforçou.

Novos mutirões em outros bairros não estão descartados, e poderão acontecer de acordo com registro de aumento exponencial de casos.

 

Matéria escrita Por: Moisés Oliveira / Prefeitura Municipal de Brumadinho