/Muita criatividade coloca crianças de Brumadinho em concurso cultural

Muita criatividade coloca crianças de Brumadinho em concurso cultural

Crianças, alunas do 4º ano da Escola Municipal Nossa Senhora das Dores, localizada no Córrego do Feijão, usaram e abusaram da criatividade para produzir um vídeo clipe sobre o trabalho infantil, tudo isso com o intuito de participar de um concurso cultural do Ministério Público do Trabalho (MTP).

A aluna Larissa Vitória Barbosa Ferreira é a autora da música, “Esse Trabalho Infantil”, que dá musicalidade ao vídeo clipe e aborda o tema decidido. A autora mirim, além de criar a canção, toca violão e canta junto das amigas Larissa Cristina Monteiro Santana, Maria Eduarda da Silva Gomes, Flávia Alessandra Costa Soares e Ester Gonçalves Oliveira, que ajudam a abrilhantar a apresentação.

A Diretora da escola, Gabriela Lopes, acredita que o projeto ajuda a criança e a família a entender a importância que a infância tem na vida do ser humano e o quanto a falta de vivência prejudica no futuro. “A infância tem que ser vivida com brincadeiras, estudo e muita diversão. Isso ajuda a desviar o foco dos alunos sobre a tragédia”, afirma Gabriela.

O Prêmio MPT na Escola faz parte do Projeto Resgate a Infância – Eixo Educação, e tem como tema “A escola no combate ao trabalho infantil”. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador; reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenções à violação dos direitos de crianças e adolescentes.