/Moradores x Vale, uma dor de cabeça que parece não ter fim

Moradores x Vale, uma dor de cabeça que parece não ter fim

Sexta-feira, dia 16 de outubro, foi mais um dia marcado pelas manifestações em Brumadinho. Moradores protestaram contra a mineradora Vale, a forma com que a empresa está lidando com a situação, o pagamento emergencial e a estabilidade das barragens, inclusive da estrutura remanescente da Barragem B1, rompida em janeiro de 2019, que apresentou trincas nos últimos dias.

Foi realizado uma manifestação na manhã da sexta-feira, dia 16 de outubro, para que fosse mostrada ao Brasil toda a insatisfação dos cidadãos brumadinhenses. Quase dois anos após o rompimento e muitas discussões ainda acontecem e, infelizmente, essa história parece estar longe do fim. As reclamações dos atingidos são em relação a como a mineradora está lidando com a situação e com os problemas gerados na cidade de Brumadinho. Muito se especula sobre o prazo limite de o pagamento emergencial ser o final do ano de 2020.

As brigas e discussões em relação ao pagamento emergencial vem acontecendo desde o início. Os moradores ficaram revoltados quando simplesmente a empresa resolveu definir quem da cidade ganharia o valor total oferecido e quem receberia somente 50% do valor, gerando uma polarização desnecessária no Município, além de aumentar a insegurança e incerteza do cidadão. O futuro se tornou uma nuvem densa, muitas dúvidas, realmente, uma incógnita. Os cidadãos devem se unir nessa luta para conseguir ter força para serem ouvidos e não passados para trás.

Um outro problema surgiu no dia anterior as manifestações, dia 15 de outubro, quinta-feira, quando em uma vistoria de rotina uma equipe da Vale encontrou trincas na estrutura remanescente da Barragem B1, fazendo com que as atividades na área abaixo do local fossem encerradas, inclusive o Corpo de Bombeiros também suspendeu as buscas por tempo indeterminado, até que haja segurança para continuar o trabalho.

Os cidadãos estão cansados de viver na insegurança, sem perspectiva de um futuro melhor e com muita saudade da forma como era a vida antes de tudo, a tranquilidade de uma cidade pacata que só ficou na lembrança daqueles que vivem aqui. Por esse motivo as manifestações irão continuar acontecendo com os cidadãos unidos, juntamente com a Prefeitura Municipal de Brumadinho, para conseguir que a justiça seja feita. Segundo o Prefeito, Nenen da Asa, a intenção é conseguir, no mínimo, o valor integral do auxílio emergencial para toda a população por mais três anos.

Os cidadãos seguem fazendo sua parte e levantando as questões que os incomodam e indo para a rua manifestar com o sonho de serem ouvidos. Todos querem uma Brumadinho melhor, vamos lutar por isso.