/Manifestações são proibidas em Brumadinho

Manifestações são proibidas em Brumadinho

A mineradora Vale conseguiu uma liminar na justiça que proíbe as manifestações no Município. Aqueles que não cumprirem a nova regra serão multados em R$ 5 mil reais.

 

Aconteceu na última segunda-feira, dia 8 de junho, quando a nova juíza da Comarca de Brumadinho, Renata Nascimento Borges, concedeu a sonhada liminar para a Vale que proíbe as manifestações no letreiro do município, entrada da cidade e nas áreas das entradas das dependências da mineradora e de todas as suas terceirizadas que atuam em Brumadinho. O não cumprimento das novas regras poderá acarretar em uma multa de 5 mil reais. O apoio da Polícia Militar foi pedido para garantir a segurança nos locais determinados.

Diversas manifestações foram feitas pelos moradores de Brumadinho e todos os atingidos pelo rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão ao longo do último ano. As manifestações vinham acontecendo como forma de mostrar a indignação da população com a empresa que vem a algum tempo mostrando descaso com os cidadãos. Desde o dia 14 de maio o foco das manifestações era mudar o posicionamento da empresa sobre o pagamento do auxílio emergencial. A mineradora havia resolvido escolher e definir quais seriam os bairros que receberiam o valor integral do pagamento, o que causou revolta no restante dos atingidos, direta ou indiretamente.

Uma das justificativa da juíza foi evitar a propagação do coronavírus, “sendo certo que a aglomeração de pessoas coloca em risco a integridade física daqueles que se encontram no local”, afirmou. Estranho que uma das reivindicações da população de Brumadinho, abordada nas manifestações, era justamente a solicitação à justiça que a Vale e suas terceirizadas cumprissem rigorosamente todas as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde), o que não estava acontecendo, aumentando consideravelmente o número de pessoas contaminadas em Brumadinho.

Outra reinvindicação da população era que a justiça obrigasse a empresa, Vale e suas terceirizadas, a cumprir o Decreto Municipal 094, do dia 04 de junho de 2020, expedido pela Prefeitura Municipal de Brumadinho, através do Prefeito Nenen da Asa.

A população se sentiu colocada contra a parede e com medo de expor suas insatisfações no futuro. Vivemos uma época muito difícil, diversas crises e problemas enfrentados por todo o mundo e a população de Brumadinho agora se vê sem o direito a manifestar e com muito medo. Todos queremos uma cidade melhor, imaginamos um futuro esperançoso para Brumadinho, mas se a população não for ouvida e, continuar sendo excluída, o futuro não será tão promissor, pelo menos para o Município.