/Lula Elegível Novamente

Lula Elegível Novamente

Fachin, Ministro do STF, anulou três processos fazendo com que o petista volte a ficar legível. O Ministro considerou a Justiça Federal do Paraná “incompetente” para seguir com os processos, que passarão a ser avaliados pelo Justiça Federal do Distrito Federal.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu anular todos os processos contra ex-presidente Lula que eram conduzidos pela 13ª Vara de Justiça Federal do Paraná no processo da Lava-Jato. Os processos são referentes ao tríplex do Guarujá, ao Sítio de Atibaia e ao Instituto Lula. Após a anulação o ex-presidente recuperou seus direitos políticos. A decisão foi tomada de forma monocrática pelo Ministro que sempre defendeu a Lava-Jato.

Para o Ministro a Justiça Federal do Paraná é “incompetente” para seguir com os processos, e por esse motivo eles passarão a ser avaliados pela Justiça Federal do Distrito Federal. Segundo o ministro, o tribunal do DF irá decidir se os atos levantados pela Justiça do Paraná podem ser aproveitados ou não.

A decisão de Fachin ainda passará pela análise do Plenário do Supremo antes da aprovação.