/Frio e Baixa cobertura vacinal de idosos e crianças preocupa em Minas Gerais

Frio e Baixa cobertura vacinal de idosos e crianças preocupa em Minas Gerais

Até o momento somente 35% das crianças receberam as duas doses da vacina em MG, o número dos idosos e imunossuprimidos é ainda menor, cerca de 21,7% receberam a quarta dose da vacina contra covid-19.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) somente 655 mil crianças com idade entre 5 e 11 anos receberam a segunda dose da vacina, um número muito menor comparado com a primeira dose que corresponde a 69,4%, cerca de 1,2 milhão de vacinados.

Os índices de vacinação com a dose de reforço também são preocupantes. Somente 21,7% dos idosos e imunossuprimidos receberam a quarta dose até o momento. Em relação à terceira dose, a cobertura em Minas Gerais é de 57,3%.

Com a chegada do frio, a SES-MG alerta todos os cidadãos sobre a importância de possuir o esquema vacinal completo, especialmente os das crianças e dos idosos, que são os grupos mais suscetíveis às doenças respiratórias.

Atualmente, 102.598 casos de Covid-19 estão em acompanhamento no estado.

 

“Essa baixa adesão nos preocupa muito, porque a doença da Covid agora é sazonal, e este é o pior momento do ano em relação a essa doença. Então, é muito importante lembrar a todos de tomar a vacina, tanto as crianças, quanto os adultos e idosos, para que a gente atravesse esse momento de maior risco de contaminação. A vacina é a única arma para vencermos essas infecções”, afirmou o Secretário Estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, através de nota.

Em Brumadinho as doses continuam sendo aplicadas nos Postos de Saúde e nas Unidades Básicas. Entre em contato e mantenha o cartão de vacinas em dia.