/Farmácia Viva em Brumadinho vira referência para outros municípios da Região Metropolitana

Farmácia Viva em Brumadinho vira referência para outros municípios da Região Metropolitana

O Secretário Municipal de Saúde Eduardo Callegari recebeu na quinta-feira (01/09), em visita oficial ao município, o responsável pela pasta da saúde de São José da Lapa, Carlos Henrique Alves. O objetivo do encontro foi apresentar as práticas desenvolvidas por Brumadinho no Programa Farmácia Viva, que tem como finalidade oferecer à comunidade tratamento fitoterápico para alguns tipos de patologia, por meio de plantas medicinais.

 

Buscando implementar o cultivo destas plantas medicinais em sua cidade, Alves teve a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelos profissionais da área em Brumadinho, assim como visitar o local onde as mudas são cultivadas pelos profissionais da saúde.

 

Cultivando hoje ao menos sete tipos de plantas, como Calêndula, Citronela, Capim-Limão, Guaco; entre outras. O modelo de farmácia foi implementado em Brumadinho há pouco mais de um ano e meio, e vem auxiliando principalmente médicos das UBS (Unidades Básicas de Saúde) na prescrição de medicamentos totalmente naturais.

 

De acordo com Claudia Froede, farmacêutica responsável, uma das premissas e vantagens é a promoção da saúde através de medicamentos cultivados sem a ação de agrotóxicos ou fertilizantes. Fato que influencia diretamente na proposta a que se dispõe o programa.

 

A ação dessas plantas vai desde o tratamento de doenças respiratórias ao combate de infecções. “A utilização do Guaco é um exemplo disso. Brumadinho é uma cidade que possui um alto número de pessoas com doenças respiratórias, e a procura por este tratamento aumenta muito no inverno, e o Guaco age combatendo os sintomas”, complementa Froede.

 

Além de um processo de cultivo rigoroso, após a colheita as plantas medicinais por meio de triagem são encaminhadas ao laboratório da UFMG, para que seja realizado de controle de qualidade.

 

“Esperamos que até outubro nosso laboratório possa estar pronto e todo o processo seja realizado em Brumadinho, desde o plantio até a manipulação”, enfatiza.

 

Sempre com a prescrição de um médico, os medicamentos são oferecidos em todos os postos de saúde do Município.

 

 

Matéria por: Moisés Elias / Prefeitura Municipal de Brumadinho