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Equipe multidisciplinar é crucial para educação de Brumadinho

Há quase dois anos o acompanhamento dos alunos da Rede Municipal de Ensino por uma Equipe Multidisciplinar tem sido um diferencial na Educação de Brumadinho. A equipe é composta por psicólogos, fonoaudiólogos e uma assistente social foi criada e implantada para atender dispositivos da Lei Federal 13.935/2019, que dispõe sobre a prestação dos serviços nas redes públicas de educação básica.

 

A proposta é trabalhar para melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, colaborar na definição de estratégias educacionais e mediar a relação entre escola e família. Cada profissional atua dentro de sua área de formação construindo consensos com os demais profissionais da unidade de ensino.

 

O trabalho do psicólogo educacional é participar de reuniões para discussão de caso, promover ações de promoção e intervenção contra as práticas de violação ao direito da criança e do adolescente, articular com a rede de proteção quando há negligências e violação de direitos e realizar atividades para estimular a participação dos alunos no contexto escolar.

 

“Nas atividades em grupos estamos sensíveis a perceber as dificuldades enfrentadas, conseguindo assim trabalhar de forma individualizada cada aluno que se destaca”, ponderou Jonatas Chaplin, psicólogo na Escola Municipal Padre Vicente Assunção.

 

O serviço social trata de questões que possam atrasar o crescimento escolar e atua contra a evasão de alunos com a missão de integrar as famílias no cotidiano escolar.

 

Para a assistente social, Adriana Ferreira, um dos maiores desafios enfrentados é o de incumbir aos responsáveis o dever e obrigação de acompanhar a frequência e participar da vida escolar dos alunos. “Torna -se clara a importância de compreender a necessidade do serviço social no espaço escolar como instrumento de luta contra a violência, a exclusão social, a evasão escolar e as diferentes formas de violação de direitos das crianças e adolescentes, além de focalizar a instituição familiar e toda sua estrutura como parte importante para o aprendizado dos alunos”, enfatizou.

 

Trabalhando em conjunto com os psicólogos e a assistente social, as fonoaudiólogas realizam o atendimento individual do aluno e avaliam possíveis problemas de comunicação humana e de aprendizagem.

 

Inicialmente é feito o acolhimento com os pais ou responsáveis pela criança para identificar seu histórico escolar e de saúde a fim de compreender qual a dificuldade enfrentada. Após o acolhimento, o aluno inicia o tratamento para estimular a linguagem oral e escrita e favorecer seu desempenho escolar.

 

O trabalho da equipe multidisciplinar é fazer com que a criança passe pelo processo de aprendizagem da melhor maneira possível e sem maiores intercorrências. A contribuição e conhecimento de cada profissional é fundamental para facilitar o processo de superação pessoal de todos os alunos.