/Entrevista com o Candidato a Prefeito Nenen da Asa

Entrevista com o Candidato a Prefeito Nenen da Asa

As Eleições Municipais de 2020 estão cada vez mais próximas e pensando nisso o Jornal Circuito Notícias realizou uma entrevista com todos os candidatos a Prefeito de Brumadinho para sanar e esclarecer as dúvidas dos cidadãos. Acompanhe na Íntegra a Entrevista com o Candidato a Prefeito de Brumadinho Nenen da Asa.

1 – A tragédia da Vale mostrou de uma forma definitiva que o Município não pode apenas depender da mineração. Quais os seus planos para diversificar a economia em Brumadinho?

Nenen da Asa: A primeira ação é dar celeridade à constituição do nosso Polo Industrial, e para isso precisamos que o Legislativo aprove o Plano Diretor. Mas já estamos trabalhando nesse sentido fazendo estudo de área e buscando parceria dos governos Estadual e Federal para a duplicação de uma de nossas estradas até a Fernão Dias ou à BR 040, para facilitar o escoamento do que for produzido aqui. Já temos empresas interessadas, mas vamos precisar investir em infraestrutura para consolidar o Polo Industrial, que será um dos grandes desafios. Também vamos implantar um teleférico no Topo do Mundo até a região do Palhano e criar uma rota de ligação com o Inhotim. Dessa forma, vamos fortalecer o nosso turismo. Incentivar e fortalecer a nossa Agricultura Familiar, também é nossa uma meta.

 

2 – A Saúde de Brumadinho foi colocada em xeque com o impacto da tragédia da Vale na vida das pessoas e com a Pandemia em 2020. Quais as diretrizes para a Saúde?

Nenen da Asa: Concluímos é já colocamos para funcionar o nosso Hospital Municipal com 62 leitos sendo 10 deles reservados para CTI. O funcionamento total de um hospital desse porte não se dá do dia para a noite, é gradativo. Por isso, fazer uma excelente gestão hospitalar será fundamental para que tenhamos aqui um dos melhores hospitais da Região Metropolitana e nós vamos trabalhar para isso, pois não queremos que aconteça como foi no passado, quando comecei a obra e deixei a prefeitura, e o outro prefeito que entrou não colocou um tijolo sequer para terminar o hospital. Isso não vai acontecer e Brumadinho terá um atendimento hospitalar considerado um dos melhores da região.

 

3 – Falta em Brumadinho uma política habitacional estruturada. O que o senhor pretende fazer nessa área?

Nenen da Asa: Vamos ao Governo Federal buscar apoio para a construção de 300 casas do Programa Casa Verde e Amarela e atender pessoas com renda de até R$ 2 mil, principalmente às famílias que dependem do aluguel social. Vamos acelerar os processos de regularização fundiária para conceder a escritura e os registros definitivos para as pessoas que não possuem mais de uma moradia. E também vamos desenvolver e aplicar a política de regularização de ocupação do solo a partir das diretrizes do Plano Diretor, que será fundamental, inclusive para proteger as nossas nascentes.

 

4 – Qualidade de vida engloba, entre outras questões, a Segurança Pública. Quais serão as ações de seu governo nessa área?

Nenen da Asa: Segurança Pública é uma obrigação do Governo do Estado e como gestor público tenho cobrado e vou continuar cobrando ações efetivas que possam ampliar a segurança em nosso Município. Dentro daquilo que nos cabe, vamos manter o convênio que temos hoje com a Polícia Militar e continuar oferecendo a ela todo o suporte de trabalho, como manutenção de viaturas e combustível. Quero buscar parceria com a iniciativa privada e com os governos Estadual e Federal para a implantação do programa Olho Vivo, um sonho antigo que não foi possível implantar ainda, mas do qual não iremos desistir. Vamos também dar continuidade no projeto Clareia Brumadinho e levar iluminação de Led para os bairros e comunidades do interior.

 

5- Dentro do seu Plano de Governo está programado a continuidade de parcerias público-privadas?

Nenen da Asa: Sim. Depois de encerrado o pagamento da compensação pelo fim da atividade minerária da Vale o Município sofreou um impacto importante no CFEM, o que refletiu de forma negativa no nosso orçamento com reflexos importantes já para o ano que vem. Buscar parcerias com a iniciativa privada é uma prática progressista e vamos adotá-la para implantação de projetos nas áreas da Saúde, do Turismo e principalmente para a consolidação do nosso Polo Industrial. Também vamos continuar cobrando da Vale os investimentos necessários para a reparação e reconstrução do nosso Município.