/Doe Sangue: Hemocentro de Betim convoca população após baixa nos estoques

Doe Sangue: Hemocentro de Betim convoca população após baixa nos estoques

Junho é conhecido por suas baixas temperaturas por conta da chegada do inverno. Porém, o sexto mês do ano marca a enfatização de uma campanha pra lá de importante no calendário da saúde: “Junho Vermelho”, que tem como principal enfoque alertar sobre a importância de se doar sangue.

Com a chegada da estação fria, os estoques tendem a ficar com uma quantidade baixíssima de sangue, fato influenciado pelas doenças respiratórias, típicas desta época e pelo período de férias, onde as pessoas estão mais propensas a viajar, o que contribui diretamente para a baixa dos estoques nos hospitais.

Brumadinho ainda não conta com um posto para coleta, entretanto, a doação pode ser feita no Hemominas de Betim, que atende as unidades de saúde do município.

De acordo com Camila Olimpio, Enfermeira de hematologia e hemoterapia, os estoques se encontram em estado crítico, situação que acende a luz vermelha para novas doações. “É muito importante que as pessoas se conscientizem em torno da importância deste ato. Com os estoques abastecidos não deixamos de atender os pacientes que necessitam de transfusão de urgência, os agendamentos de cirurgias que precisam de reserva sanguínea se mantêm e se atende também os pacientes que padecem de transfusão periodica”, frisa.

Para se tornar um doador é fácil: basta ter entre 16 e 69 anos de idade, ter no mínimo 51 kg e no dia da coleta não estar em jejum.

Mas vale salientar que algumas situações impedem que a doação ocorra como:  pessoas que realizaram tatuagens há menos de um ano, endoscopia há pelo menos seis meses, botox em um ano ou quem teve manifestação sintomática ou doença em evolução.

A doação pode ser feita em qualquer época do ano e você pode ajudar a salvar vidas.

 

Matéria por: Prefeitura Municipal de Brumadinho