/Creche Palhano é entregue à prefeitura de Brumadinho e poderá atender mais de 100 crianças a partir de março

Creche Palhano é entregue à prefeitura de Brumadinho e poderá atender mais de 100 crianças a partir de março

Obra faz parte de um conjunto de entregas para melhorar a infraestrutura educacional no município

A educação infantil em Brumadinho acaba de ganhar mais um reforço. Na última quarta-feira (23/2), foi entregue à prefeitura a creche do bairro Palhano, que poderá receber até 108 crianças de 0 a 5 anos a partir de março. A obra faz parte de um conjunto de entregas para melhorar a infraestrutura educacional na cidade, parte do processo de compensação dos impactos provocados pelo rompimento da barragem B1, em 2019. As ações são definidas a partir da escuta ativa da população e da parceria com o poder público, com foco na melhoria da qualidade de vida e do bem-estar coletivo.

O novo espaço possui berçários, salas de educação infantil, parquinho ao ar livre, pátio coberto, refeitório e instalações para administração. A gestão será de responsabilidade da prefeitura.

Para a secretária de educação de Brumadinho, Sônia Aparecida Barcelos Maciel, a entrega representa oportunidade de ampliar a educação em tempo integral no município.

“A gente tinha esses projetos de ter uma creche aqui em Palhano, assim como em Casa Branca, na Cohab e no Parque da Cachoeira, e tantas outras escolas que estamos construindo para ampliar o tempo integral dos nossos alunos, que as famílias tanto precisam e é também uma meta do Plano Nacional de Educação. Quando tudo aconteceu em Brumadinho, naquele momento tão difícil, nós assinamos com a Vale um termo de compromisso, para que eles pudessem, em vez de repassar os recursos, executar essas obras que eram prioridade da nossa comunidade”, afirma.

Ela também destaca a importância dos investimentos em educação. “A escola é o bem maior de qualquer sociedade. É através dela que criamos pensadores e pessoas críticas e capazes de mover este mundo de forma diferente.”

 

Outras duas creches já haviam sido entregues em Brumadinho, nos bairros Cohab e Parque da Cachoeira, para reforçar a rede de ensino municipal. “A creche era muito esperada. Então está sendo um benefício grande. Ficou muito bem feita, tem todas as qualidades que uma creche precisa”, detalha Antônia de Sena Souza, liderança comunitária no bairro Cohab.

Parque da Cachoeira ainda não contava com educação infantil e agora 92 alunos de 0 a 5 anos estão atendidos. “A estrutura ficou muito boa, espaços amplos e coloridos. As crianças, as famílias e a nossa equipe estão muito felizes. Essa é a primeira escola infantil de Parque da Cachoeira, então é um benefício grande. Quem chega aqui, os olhos brilham!”, relata Zélia Maria Ribeiro, diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) – Parque da Cachoeira.

Está prevista ainda para 2022 a entrega da creche municipal de Casa Branca. Mais de 30% das obras já foram executadas.