/Comunidade atingida envia mais de 3 mil Projetos de reparação

Comunidade atingida envia mais de 3 mil Projetos de reparação

Uma ação em conjunto das Prefeituras e das Comunidades atingidas pelo rompimento da barragem em Brumadinho entregam no total 3.114 Projetos de reparação que serão financiados pela Vale.

 

De todos os mais de 3 mil projetos a grande maioria foi desenvolvida pelos moradores dos Municípios que foram atingidos pelo rompimento de 2019, no total cerca de 2.191 projeto foram elaborados pelos moradores ou através de entidades representativas, o restante dos projetos foi encaminhado pelas próprias Prefeituras dos 26 Municípios atingidos.

 

Os projetos fazem parte do Termo de Reparação, assinado entre a Vale, o Estado de Minas Gerais, Ministério Público (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) onde ficou destinado um valor de R$ 1,5 bilhão para Brumadinho, desse valor serão usados 85% nos projetos propostos e os outros 15% já foram direcionados para os projetos denominados “Resposta Rápida”, que foram apresentados pelo Estado de Minas Gerais depois do diagnóstico prévio nos locais.

 

Em Brumadinho a comunidade contou com o apoio da AEDAS (Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social) e da Assessoria Técnica Independente (ATI) que ao final, através da parceria com os atingidos, entregaram 337 projetos.

 

Os documentos foram recebidos até o início do mês de junho, dia 05, e atualmente passam pelo processo de organização inicial. O Termo exige que os projetos tenham propósito de fortalecimento do serviço público e que consigam de alguma maneira ajudar na reparação dos efeitos do rompimento.

 

O planejamento agora implica a analise de cada um dos projetos para averiguação se correspondem aos requisitos exigidos no Termo de Reparação. Essa analisa será realizada após a finalização da organização inicial pelos Poderes colegiados. Ao final de tudo, a lista com os projetos aprovados vai a consulta popular para organizará a lista por ordem de prioridade.