/Cerol e Linha Chilena podem causar grandes problemas

Cerol e Linha Chilena podem causar grandes problemas

Todos sabemos, que soltar pipas ultimamente, tem sido uma das brincadeiras preferidas de crianças e adultos, porém esse momento de lazer pode ser bem perigoso para ela e para as outras pessoas, caso haja a utilização do cerol ou da linha chilena.

O cerol é uma mistura de cola de madeira com vidro moído, que as crianças passam nas linhas das pipas para que consigam cortar a linha de outras pipas, em uma espécie de competição ou disputa. Entretanto, ela pode cortar mais do que só uma linha. O cerol também possui algumas modificações, como a utilização de pó de ferro no lugar do vidro moído. O pó de ferro ainda possui um agravante: ele pode conduzir eletricidade quando toca nos fios de alta tensão dos postes, causando choques elétricos e até a morte.

A linha chilena corta até quatro vezes mais que o cerol. Para a fabricação da linha chilena, é utilizado óxido de alumínio e quartzo moído, conferindo um poder cortante muito grande.

Tanto o cerol quanto a linha chilena, podem ser facilmente encontradas em algumas lojas, mesmo que a venda seja proibida. Para que seja difícil identificar a utilização da linha chilena caso haja uma fiscalização da polícia, as crianças colocam a pasta só em cima, perto da pipa. Mesmo diminuindo o tamanho do perigo, ele ainda existe.

Vale ressaltar, que o risco não é só para quem faz a utilização dos produtos, mas para todos que estão ao seu redor.

Eis aqui, algumas dicas de como soltar pipas com segurança:

*As pipas devem ser empinadas longe de rede elétrica;
*Evite o uso das “rabiolas”, pois elas agarram nos fios elétricos e podem provocar choques;
*Não utilize papel alumínio na confecção das pipas, eles provocam curto-circuitos caso entrem em contato com fios elétricos;
*Não tente recuperar a pipa caso ela fique presa em alguma rede elétrica. Subir em telhados ou postes não é seguro e também há o risco de choque. Tentar tirá-la com varas, bambus ou qualquer outro objeto também não é aconselhável;
* Não solte pipas em dias de chuva. A pipa funciona como para-raios e conduz a carga de energia;
*Não empine pipas em cima de lugares altos com risco de queda, como lajes e telhados;
*Nunca utilize linha metálica ou qualquer outro metal na pipa;
*Evite empinar em lugares movimentados, próximo a ruas e com passagem de carros.

Uma dica importante para Ciclistas e motociclistas é que utilizem sempre a antena de proteção em suas conduções, ela pode evitar um acidente ou até mesmo a morte.

Diga sim a vida e a brincadeira.
Diga não ao cerol e linha chilena.