/Butanvac a Vacina do Butantan, do Brasil

Butanvac a Vacina do Butantan, do Brasil

Governo de São Paulo pedirá autorização para Anvisa para iniciar os testes da Vacina do Instituto Butantan, a Butanvac. O projeto prevê iniciar os testes em abril e a produção em maio.

A promessa foi anunciada pelo Instituto Butantan ao informar a criação da Butanvac, a vacina Brasileira contra o coronavírus, e que o pedido de autorização será enviado hoje, dia 26 de março, sexta-feira, para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que se inicie todos os estudos clínicos em voluntários, os testes.

Segundo o Instituto cerca de 40 milhões de doses estarão prontas até julho de 2021 caso o pedido for aprovado. As vacinas serão produzidas com tecnologia 100% brasileira, a mesma tecnologia da vacina da gripe.

A intenção do Butantan é protocolar o pedido hoje, para que obtenha a resposta o mais rápido e possa iniciar os testes no próximo mês, abril. “Protocolaremos esse material ainda hoje e vamos dialogar intensamente com a Anvisa para que ela perceba a importância da autorização do início desses estudos clínicos o mais rapidamente possível, para que possamos em um mês e meio, dois meses e meio, terminar essa fase de avaliação clínica e iniciar a produção”, disse o Diretor do Instituto, Dimas Covas.

De acordo com o Governador de São Paulo, João Doria, está autorizado o início da produção em maio, mas as doses só poderão ser usadas após a liberação da Anvisa. A população brasileira aguarda ansiosamente.