/Betim confirma 1º caso de morador com a varíola do macaco

Betim confirma 1º caso de morador com a varíola do macaco

Fique atento, em Betim, cidade próxima a Brumadinho, foi confirmado o primeiro caso da nova doença. Trata-se de um homem de 40 anos, morador da regional Imbiruçu, que está clinicamente estável e sendo acompanhado pela equipe da Secretaria de Saúde

A notícia foi confirmada pela Prefeitura de Betim, na terça-feira, dia 2 de agosto, o primeiro caso da varíola do macaco em um paciente que mora no município vizinho ao nosso. A confirmação aconteceu por meio de exames laboratoriais realizados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

As informações apontam que o homem de 40 anos está clinicamente estável e possui o acompanhamento médico da equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Foi informado que atualmente existem outros quatro casos suspeitos da doença, também de moradores de Betim, que estão sendo investigados no município, todos aguardando os resultados dos exames que levam sete dias para ficarem prontos. Além desses, outros quatro casos suspeitos foram descartados.

“Para preservar a privacidade e individualidade dos pacientes, conforme estabelece a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, não podemos divulgar mais dados sobre os pacientes”, afirmou o secretário de Assistência à Saúde de Betim, Hilton Soares.

Segundo o gestor, apesar de o quantitativo de casos em Betim estar dentro do que se espera, diante da situação do país, toda notificação, seja confirmada ou suspeita, preocupa e acende o alerta das autoridades de serviços de saúde, sobretudo por se tratar de uma doença altamente contagiosa.

“Como o Ministério da Saúde ainda não tem vacinas contra a doença disponíveis, o município atua hoje na prevenção e no bloqueio da cadeia de transmissão da doença. Estamos monitorando todos os casos, evitando que os pacientes suspeitos e confirmados tenham contato com outras pessoas, bem como seus familiares, para frear a transmissão”, salienta o secretário.

Ainda conforme o Soares, como a varíola do macaco já tem transmissão comunitária, não é possível dizer quem contaminou o paciente confirmado com a doença em Betim. Contudo, segundo informações apuradas pela reportagem, o homem teria frequentado recentemente casas de diversão noturna.