/Atendimentos fonoaudiológicos estão sendo realizados na Escola Beatriz Pampulini

Atendimentos fonoaudiológicos estão sendo realizados na Escola Beatriz Pampulini

Devido à reforma da Secretaria Municipal de Educação, os atendimentos de fonoaudiologia estão sendo realizados, na Escola Beatriz Pampulini. A equipe conta com três profissionais, que fazem, em média, 150 atendimentos semanais. 


 

A equipe de profissionais atende toda a rede municipal de educação do município, sendo a maior parte dos pacientes crianças de seis a nove anos, que é o período estimado para que o pequeno consiga desenvolver e aguçar a audição e a fala. Os tratamentos são personalizados e adaptados de acordo com as necessidades de cada aluno. O objetivo é atingir a maior eficácia no tratamento, liberando o aluno a prosseguir sem a necessidade de acompanhamento. 


 

Os encaminhamentos são realizados pelas escolas, que ao identificar alguma dificuldade, levam os alunos para uma avaliação. Todas as sessões, a criança deve ser acompanhada por algum responsável, que terá uma conversa com a profissional para estabelecer metas e desenvolvimentos atingidos ou não durante a semana.


 

 Após a primeira consulta, é estabelecido um plano individualizado, no qual a equipe altamente qualificada de fonoaudiologia da Secretaria de Educação, traça metas e exercícios a serem desenvolvidos com o aluno. São utilizadas ferramentas fonoaudiológicas lúdicas, para que o paciente possa estar confortável, sentindo que é uma maneira divertida de aprender.

Ao todo são realizados, em média, dez atendimentos por cada uma das três profissionais por dia, com duração de 30 minutos. Sendo estes, totalmente personalizados e individualizados conforme as dificuldades apresentadas.


 

A fonoaudióloga, Ana Clara Nunes, deu detalhes acerca dos atendimentos.


 

“Os atendimentos são realizados de forma lúdica, para que os alunos se sintam totalmente confortáveis. Não há um número específico de sessões para os tratamentos, eles só terminam quando observamos a melhora esperada. As crianças adoram o ambiente, por ter muitos brinquedos e inconscientemente entender que estão brincando e aprendendo ao mesmo tempo, o que é verdade. Há casos de crianças que atingem as metas traçadas para elas, mas que ficam chateadas querendo continuar os tratamentos. Isso me deixa extremamente feliz”, disse a profissional.

Os atendimentos com a equipe de fonoaudiologia são mais uma das ações da gestão visando garantir atendimentos inclusivos, afinal de contas garantir educação de qualidade a todos os alunos é dever do município. Possibilitar que todas as crianças possam se comunicar com clareza e bom entendimento é um grande sonho para a Secretaria de Educação, que seguirá trabalhando firme para atingir esse objetivo.