Brumadinho, 26 de junho de 2024.
Nesta terça-feira, 25 de junho, a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão Brumadinho (Avabrum) realizou um ato comovente no letreiro da entrada de Brumadinho. O evento marcou os cinco anos e meio desde o rompimento da barragem que tirou a vida de 272 pessoas, em 2019.
Desde o trágico evento, todo dia 25, os familiares se reúnem para homenagear as vítimas fatais. “Cinco anos e cinco meses de saudade, dor e impunidade. Vamos seguir denunciando no Brasil e no mundo que a impunidade bate à porta. Precisamos dar um basta nesta cultura de impunidade, para que nunca mais se repita. Há dezenas de barragens no Brasil em risco. Queremos que os responsáveis – todos eles – respondam na justiça pelo rompimento da barragem em Brumadinho”, declarou a diretoria da Avabrum.
O ato incluiu a soltura de 272 balões no exato horário do rompimento da barragem, simbolizando as vidas perdidas. Este mês, os balões foram verdes, representando o meio ambiente também devastado pela lama. Três balões de cores diferentes foram lançados em memória das três vítimas cujos corpos ainda não foram localizados.
Além disso, o tradicional chamado pelos nomes das vítimas foi realizado, reforçando a dor e a saudade dos familiares, que continuam a lutar por justiça e pela punição dos responsáveis.
A Avabrum mantém sua missão de denunciar a impunidade e prevenir novas tragédias, lembrando que ainda existem muitas barragens em risco no Brasil. A comunidade de Brumadinho segue unida, clamando por mudanças e por justiça para honrar a memória das vítimas.