/Avabrum Realiza Ato Emocionante em Memória das 272 Vítimas da Tragédia de Brumadinho

Avabrum Realiza Ato Emocionante em Memória das 272 Vítimas da Tragédia de Brumadinho

Brumadinho, 26 de junho de 2024.

Nesta terça-feira, 25 de junho, a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão Brumadinho (Avabrum) realizou um ato comovente no letreiro da entrada de Brumadinho. O evento marcou os cinco anos e meio desde o rompimento da barragem que tirou a vida de 272 pessoas, em 2019.

Desde o trágico evento, todo dia 25, os familiares se reúnem para homenagear as vítimas fatais. “Cinco anos e cinco meses de saudade, dor e impunidade. Vamos seguir denunciando no Brasil e no mundo que a impunidade bate à porta. Precisamos dar um basta nesta cultura de impunidade, para que nunca mais se repita. Há dezenas de barragens no Brasil em risco. Queremos que os responsáveis – todos eles – respondam na justiça pelo rompimento da barragem em Brumadinho”, declarou a diretoria da Avabrum.

O ato incluiu a soltura de 272 balões no exato horário do rompimento da barragem, simbolizando as vidas perdidas. Este mês, os balões foram verdes, representando o meio ambiente também devastado pela lama. Três balões de cores diferentes foram lançados em memória das três vítimas cujos corpos ainda não foram localizados.

Além disso, o tradicional chamado pelos nomes das vítimas foi realizado, reforçando a dor e a saudade dos familiares, que continuam a lutar por justiça e pela punição dos responsáveis.

A Avabrum mantém sua missão de denunciar a impunidade e prevenir novas tragédias, lembrando que ainda existem muitas barragens em risco no Brasil. A comunidade de Brumadinho segue unida, clamando por mudanças e por justiça para honrar a memória das vítimas.