A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu um treinamento com os enfermeiros de todas as Unidades Básicas de Saúde para a capacitação no uso do equipamento DEA – Desfibrilador Externo Automático. Para que, quando necessário, saibam utilizar de forma correta e eficiente, no atendimento do paciente. O equipamento está entre os mais de cinquenta itens adquiridos pela Secretaria de Saúde. O treinamento aconteceu na sala de reuniões do Complexo Hospitalar no dia 16 de agosto e foi ministrado por uma colaboradora da empresa responsável pela produção e venda do DEA.
Os enfermeiros puderam aliar teoria e prática de forma simultânea. Aprenderam sobre o funcionamento do aparelho e todas as funções que ele disponibiliza para realizar o atendimento. Além disso, puderam aperfeiçoar a manobra de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) que, geralmente, é realizada quando o paciente apresenta um quadro de falência cardiovascular e/ou respiratória.
Fernanda Rodrigues, Enfermeira da unidade do Grajaú, ressalta que o treinamento foi excelente e com equipamentos de alta tecnologia, que auxiliarão ainda mais os atendimentos da atenção primária.
O DEA garante a segurança e agilidade em emergências cardíacas por fazer a leitura do sinal de ECG automaticamente e determinar o tratamento adequado em segundos. Ele é essencial para avaliar e tratar arritmias cardíacas com segurança e para prestação de socorro rápido. O equipamento, com carga total, funciona por 10 horas consecutivas ou até 200 choques.
A administração municipal continua empenhada em buscar avanços e aprimoramentos nos tratamentos de saúde oferecidos à população. Como parte desse esforço, foram adquiridos diversos equipamentos voltados para a atenção básica do município.
Matéria por: Prefeitura Municipal de Brumadinho