A Prefeitura Municipal de Brumadinho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e da Secretaria Municipal de Saúde, vai entregar a reforma de cinco PSFs, localizados no interior do município.
As obras já estão em andamento em Marques, Marinhos e São José. A Prefeitura investirá quase R$3 milhões nas obras, contando a reforma estrutural, de mobiliário e equipamentos. Os novos PSFs contarão com uma gama gigantesca de novos equipamentos, com estrutura de altíssima qualidade. Em Piedade e Casa Branca, as reformas começarão em breve.
Os locais precisam passar por reformas devido à necessidade de modernização, além disso haverá a introdução de novos equipamentos como o eletrocardiógrafo, para a realização do eletrocardiograma, nas unidades de: Casa Branca, Palhano, Marinhos, Conceição de Itaguá, Aranha e Parque da Cachoeira e do sonar, para a realização de exames pré-natais, em todos os PSFs de Brumadinho. A mobília e todo o restante do aparato médico serão substituídos por novos e mais sofisticados itens.
Segundo Mariane Lousada, que é coordenadora dos Serviços de Atenção Primária do município, serão diversos equipamentos instalados nas unidades. O valor total será de aproximadamente R$1,3 milhão de reais. A coordenadora deu detalhes acerca dos produtos. “Todos os PSFs terão balanças, detector fetal, foco de luz, suporte de soro, negatoscópio, insumos médicos para a aplicação de medicações injetáveis, DEA, hamper, entre vários outros equipamentos e materiais de mobília. Isso aumentará a cobertura de atendimentos nos locais e a estrutura para os profissionais e para a população”.
As reformas das estruturas serão feitas visando maior conforto, espaço e adequação aos pacientes. Com a modernização sendo o carro-chefe das obras. As localidades serão as mesmas, mas os terrenos serão melhor aproveitados, com a garantia de maior conforto ao povo.
O Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Callegari, disse estar bastante satisfeito com as reformas dos PSFs. “É motivo de muito orgulho ver essas reformas, estou muito orgulhoso de ver que a estrutura dos locais será melhorada. Teremos ainda, um diferencial comparado a diversos outros lugares, que são a introdução dos equipamentos para a realização de eletrocardiogramas. Além disso, haverá maiores condições de trabalho para os profissionais, que poderão atender à população com maior afinco”, disse o secretário.
O objetivo da gestão com as obras é propiciar espaços mais modernos, equipados e confortáveis à população. A Prefeitura Municipal reforça através de ações como essa, seu compromisso em manter Brumadinho como referência da RMBH na área da saúde.
Matéria por: Prefeitura Municipal de Brumadinho