/Manifestação pela igualdade e respeito à diversidade abrilhantou a Praça do CEMMA

Manifestação pela igualdade e respeito à diversidade abrilhantou a Praça do CEMMA

No sábado, dia 08/07, aconteceu a Manifestação Cultural pela Liberdade e Igualdade de Direitos, na Praça do CEMMA. O evento contou com a tradicional feira artesanal e diversas apresentações artísticas, desde às 10 horas da manhã. A manifestação foi realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.

No último dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBT, foi realizado o fórum, para a criação do Conselho Municipal, que luta pela liberdade e igualdade de direitos da comunidade LGBT+, na Câmara Municipal. O evento, que ocorreu na Praça do CEMMA, foi uma segmentação disso, houve comemorações e expressões de arte, música e amor, atreladas à felicidade. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, exteriorizou mais uma vez, o apoio da gestão a todos os tipos de amor e ao combate à violência e à homofobia.

 

O Secretário de Desenvolvimento Social, Gustavo Barcelos,falou sobre a importância da criação do conselho e as comemorações realizadas. “O Conselho Municipal de Apoio à Diversidade Sexual é um grande passo para a criação de políticas públicas e do fundo municipal para a aplicação de recursos angariados. Com isso, poderemos desenvolver projetos e ações no combate ao preconceito. Essa festa é para comemorar isso. O apoio a todos os tipos de amor, é apenas o princípio das intervenções para que a cidade seja referência regional e pioneira na criação de projetos de igualdade e respeito à diversidade.”

 

Durante a manifestação houve apresentações musicais, com os DJs Ana Beatriz e Rennan Assis e com as cantoras Daniella Vitti e Stella Campy. O local estava totalmente caracterizado e decorado com as cores representativas da comunidade LGBTQIA+. A ativista e membro do conselho, Letícia Peixoto destacou a necessidade de eventos como este. “Esse é um local de comemoração pela criação do conselho, vamos festejar essa conquista. Mas nunca deixando nossa luta de lado, porém momentos como este são essenciais, para que possamos nos desarmar por alguns momentos, por podermos entender onde chegamos e onde ainda queremos chegar.”

Outra membro do Conselho, Luana Coimbra, disse estar orgulhosa de ver onde Brumadinho havia chegado. “ Para mim, que há 25 anos frequento, manifestações de apoio à comunidade LGBTQIA+, ver algo dessa magnitude, em Brumadinho. É motivo de muito orgulho, mas ainda quero isso sendo algo muito maior e sei que será. Os primeiros passos estão sendo dados, estou muito feliz por isso.”, destacou a conselheira.


 

A Manifestação Cultural Pela Liberdade e Igualdade de Direitos é um marco para a história de Brumadinho, que através do respeito e conversa combaterá a descriminação. A gestão municipal está honrada por essa conquista e faz o compromisso de apoio incondicional a todos os cidadão que estejam marginalizados, em perigo ou em situação de vulnerabilidade. 

 

Matéria por: Prefeitura Municipal de Brumadinho