/Brumadinho alcança maior índice da RMBH do programa Previne Brasil

Brumadinho alcança maior índice da RMBH do programa Previne Brasil

O programa Previne Brasil é medido através de sete itens, cinco deles acompanham a saúde da mulher, desde a gravidez até o bebê completar um ano de vida.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alcançou a maior nota da região metropolitana de Belo Horizonte, no índice do Ministério da Saúde, do programa Previne Brasil. A pontuação obtida foi de 9,95 pontos.

O período de amostragem da nota foi o primeiro quadrimestre de 2023, a cidade conseguiu um avanço de quase um ponto percentual, mas o trabalho não para, a equipe de análise de dados continua intervindo nas áreas que ainda necessitam de melhorias. O programa Previne Brasil é medido através de sete itens, cinco deles acompanham a saúde da mulher, desde a gravidez até o bebê completar um ano de vida, o exame preventivo também é contado. Também há o acompanhamento de hipertensos e diabéticos.

Ter uma nota alta no programa é crucial, como explica o analista de dados, Adilson Carmo. “Então, o valor do repasse destinado para esse tipo de trabalho está diretamente ligado a essas notas. Ou seja, por termos uma nota tão boa, recebemos 99,5% do repasse e a nossa expectativa é chegar em 100% ainda neste quadrimestre. Houve um avanço muito grande, por parte da cidade, desde o lançamento do programa. O que é motivo de muito orgulho para a gestão”, explicou Adilson

O Secretário de Saúde do município, Eduardo Callegari, em entrevista concedida à Rádio Regional destacou essa conquista. “Para nós é um grande feito, conseguir ver através de um dado toda a evolução da saúde do município. Quero parabenizar todos os funcionários, que trabalham arduamente para que essas conquistas tornem-se real”, pontuou o secretário.

A gestão se orgulha muito dos feitos alcançados pela Secretaria Municipal de Saúde, o compromisso e transparência para que a saúde de Brumadinho continue sendo destaque é um norte da prefeitura, que seguirá não medindo esforços para isso.

Matéria por: Prefeitura de Brumadinho