/Comissão defende criação de trem turístico entre BH e Inhotim

Comissão defende criação de trem turístico entre BH e Inhotim

Demanda foi um dos destaques do relatório final da Comissão Pró-Ferrovias Mineiras, aprovado no mês de dezembro de 2022.

A implantação de linha turística entre o Instituto Inhotim, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e o Bairro Belvedere, na Capital, é uma das recomendações do relatório final da Comissão Pró-Ferrovias Mineiras, aprovado nesta quarta-feira (7/12/22). O documento ainda recomenda a criação de linhas de transporte de passageiros lingando BH a Brumadinho e a Ouro Preto (RMBH).

Ao encerrar seu terceiro período como comissão extraordinária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), iniciado em julho de 2021, a Pró-Ferrovias Mineiras contabilizou 25 reuniões e 106 requerimentos aprovados.

No cômputo de todo o período de trabalho, desde 2018, a comissão fortaleceu o marco legal do setor, levou à criação de instâncias de decisão no Poder Executivo e de instrumento de planejamento para o setor ferroviário no Estado.

Nas palavras do relator, deputado Roberto Andrade (Avante), a Pró-Ferrovias Mineiras se consolidou como “marco na defesa da retomada e do crescimento do transporte ferroviário nas matrizes de transporte mineira e brasileira”.

O relatório também foi lido pelo vice-presidente da comissão, deputado Gustavo Mitre (PSB) que manifestou orgulho por participar da comissão.