Ao todo seis candidatos, Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes, Simone Tebet, Felipe d’Ávila e Soraya Thronicke, estiveram presentes no primeiro Debate de Campanha eleitoral de 2022, transmitido pela Band, na televisão. O encontro foi marcado por ataques diretos entre Lula e Bolsonaro e confusões nos bastidores.
O primeiro encontro entre os candidatos à Presidência da República aconteceu na noite de domingo, dia 28 de agosto, e foi transmitido pela TV Bandeirantes, em parceria com UOL, Folha de S.Paulo e a TV Cultura. Nos bastidores uma confusão aconteceu envolvendo um apoiador de Lula e um apoiador do Bolsonaro.
Logo após o início do Debate, o deputado federal André Janones (Avante-MG), apoiador de Lula, e o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, apoiador do Bolsonaro trocaram ofensas e discutiram por um curto período de tempo. A confusão se iniciou após o candidato Lula falar sobre a queda do desmatamento em seu governo e Salles retrucar, seguido pela manifestação de Janones. Após os xingamentos a confusão foi apartada e ambos foram separados por seguranças no evento.
Durante o Debate os principais candidatos, Lula e Bolsonaro, segundo apontam as pesquisas eleitorais, trocaram farpas e acusações diretas, ambos os candidatos puderam se pronunciar e responder sobre as acusações do outro.
Ao todo o Primeiro Debate Eleitoral de 2022 durou cerca de três horas e meia e serviu para que os candidatos pudessem falar um pouco mais para os cidadãos sobre suas propostas e responder sobre questionamentos que também são dúvidas na cabeça do povo.