/Prefeitura investe em Usina de Compostagem e mira diminuição de agrotóxicos

Prefeitura investe em Usina de Compostagem e mira diminuição de agrotóxicos

Sempre atenta às questões de sustentabilidade ambiental, a Prefeitura de Brumadinho, por meio de parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem investido na reestruturação da usina de compostagem localizada no aterro sanitário.

 

O projeto da usina está em execução de forma experimental desde 2018, mas por causa de alguns desafios enfrentados, entre eles a falta de mão de obra técnica qualificada, só foi possível readequar o projeto para produção em larga escala recentemente. Há dois meses a Secretaria de Agricultura contratou uma engenheira agrônoma que está dando todo o suporte necessário para esta reestruturação da fábrica de composto orgânico.

 

O composto orgânico é um adubo elaborado apenas com resíduos vegetais ou em mistura com outros de origem animal. Para obter um composto de qualidade é necessário combinar sedimentos ricos em carbono: como capins e outros materiais ricos em nitrogênio, caso de estercos extraídos das fezes animais.

 

Segundo a engenheira agrônoma, Paula de Assis, o aterro sanitário recebe grande volume de material oriundo de extrações e podas realizadas pela prefeitura, esses materiais são descarregados no pátio de compostagem, passados no triturador e em seguida são feitas medas de compostagem com esterco. As medas também são molhadas e reviradas periodicamente, garantindo a aeração do material, mantendo a atividade microbiana.

 

“Esse material vegetal vira aquela terra preta, uma matéria orgânica muito melhor do que qualquer outro adubo químico. A forma ideal para  utilizá-la é misturando o composto junto com o preparado da terra, no momento em que for preparar o solo para o plantio. Assim os microrganismos presentes no composto incorporam na terra e disponibilizam os nutrientes necessários”, explicou.

 

A usina também beneficia o aterro sanitário aumentando sua longevidade, uma vez que seria necessário grandes áreas para descartar esse material vegetal que agora é transformado em adubo orgânico e é utilizado para enriquecer o solo dos agricultores municipais. Diferentemente dos adubos químicos que oferecem apenas alguns nutrientes mais extraídos pela cultura.

 

Segundo José Eustáquio, Secretário da Pasta da Agricultura, este material que está sendo compostado será destinado a produtores previamente cadastrados, que receberão o composto orgânico e em troca, será entregue uma quantidade ao Banco de Alimentos de Brumadinho.

 

“Este projeto vai ajudar muito a agricultura familiar, vai fortalecer muito o vínculo da Secretaria com os agricultores do nosso município. Nossa intenção com a usina de compostagem é diminuir sistematicamente o uso de agrotóxicos. Esperamos uma queda de 40% no uso de pesticidas pelos agricultores, assim vamos ter alimentos mais saudáveis e com maior sustentabilidade”, destacou.

 

 

Matéria por: Thamara Amana / Prefeitura Municipal de Brumadinho