Em dois de outubro de 2022 acontecerá o primeiro turno das eleições e, se for preciso, o segundo turno acontecerá no dia 30 do mesmo mês. Muitos nomes já conhecidos, mas alguns “desconhecidos” estão na lista dos pré-candidatos à Presidência do Brasil e ao Governo de Minas Gerais.
Muitas mudanças aconteceram nos últimos meses e diversos nomes apareceram como possíveis candidatos à Presidente do Brasil, mas até o momento estão confirmadas 11 pré-candidaturas, mas muitas mudanças podem acontecer e chapas se reúnem, diminuindo a quantidade de candidatos.
No dia 2 de outubro de 2022 os brasileiros irão as urnas para eleger o futuro Presidente do País, Governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
Os partidos possuem entre o dia 20 de julho a 5 de agosto para realizar todas as convenções partidárias, após a realização os partidos, federações e coligações têm até o dia 15 de agosto para realizar o registro das candidaturas.
Até o momento os 11 nomes confirmados são André Janones (Vavante), Ciro Gomes (PDT), Eymael (Democracia Cristã), Felipe D’Avila (Novo), Luciano Biviar (União Brasil), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).
O Governo de Minas Gerais também segue disputado, até o momento seis candidatos já confirmaram suas pré-candidaturas ao cargo. Aparentemente a polarização entre PT e PSDB chegará ao fim na disputa pela cadeira no Palácio Tiradentes, mas é válido lembrar que algumas legendas ainda não confirmaram se irão lançar nomes para concorrer ao cargo. Até o momento os nomes são: Romeu Zema (Novo), Alexandre Kalil (PSD), Carlos Viana (PL), Miguel Corrêa (PDT), Renata Regina (PCB), Áurea Carolina (PSOL).