Em decorrência da pandemia do coronavírus a população foi obrigada a contar com os serviços virtuais para resolver todos os problemas com água e energia elétrica, mas, infelizmente, as empresas não estão oferecendo um serviço de qualidade, chegando a demorar meses para resolver um problema simples.
Todos os consumidores foram obrigados a se acostumarem com o atendimento virtual, devido ao Covid-19, e a demanda nos canais digitais cresceu de forma absurda. Como consequência disso muitos cidadãos vêm reclamando sobre o atendimento e a demora para resolução de problemas como troca de titularidade, considerado algo simples e rápido de se resolver, que, atualmente, demora dias ou até mesmo meses para ser atendida.
Em 2020 a Copasa registrou, somente em Belo Horizonte, 1 milhão de atendimentos virtuais e a marca neste ano, 2021 já ultrapassou os 705 mil atendimentos. A Cemig contabilizou até o momento, desde 2020, cerca de 3 milhões de atendimentos em todo o Estado de Minas Gerais.
Em Belo Horizonte uma dona de casa, chamada Rosely Abadi, 37 anos, enfrenta esse mesmo problema desde Dezembro de 2020. Segundo a dona de casa desde o final do ano passado ela vem tentando realizar a transferência de titularidade de uma conta de água no imóvel que mora de aluguel, na região Oeste de BH, mas nunca obteve respostas e por conta dos atrasos a Empresa cortou o fornecimento de água de sua residência. Rosely afirmou já ter ido pessoalmente à Copasa quatro vezes nesse período, uma em dezembro de 2020, uma em fevereiro de 2021 e outras duas vezes em junho deste ano, e por não ter conseguido resolver seu problema teve um agendamento marcado para setembro.
Infelizmente a Dona de Casa permanece com o fornecimento cortado em sua residência e vem comprando água mineral para beber, cozinhar, lavar roupa e tomar banho, além de receber ajuda de sua mãe e de um vizinho.
A empresa Copasa informou, através de nota, que já entrou em contato com a Rosely. “No momento, a companhia aguarda o envio da documentação para análise e resolução do caso.
Todo o mundo enfrenta uma situação muito complicada e as empresas, como a Copasa e a Cemig, deveriam auxiliar da melhor maneira possível toda a população para que esses problemas não sejam enfrentados. Uma dona de casa está a oito meses com o fornecimento de água cortado de sua casa durante a maior pandemia da história, um descaso e uma falta de respeito muito grande com a população que vem sofrendo.