Na sexta-feira (14/08), foi entregue aos brumadinhenses a Unidade de Saúde do Progresso/Grajaú, unindo duas unidades que funcionavam em imóveis alugados. A junção dos PSF’s (Programa Saúde da Família) garante a ampliação de ações e procedimentos que não eram realizados devido à infraestrutura precária. O novo imóvel melhora a qualidade do atendimento aos usuários e garante aos servidores condições dignas e necessárias para as ações de saúde.
União de dois PSF’s possibilita construção de grande porte – A Unidade tipo 2, que abriga duas unidades de saúde num mesmo espaço, é a segunda inaugurada no Município. A primeira é a do Jota/Planalto, que também possibilitou a construção de um prédio amplo com melhores condições de atendimento. Unidades de saúde como as do Jota/Planalto e Progresso/Grajaú são necessárias, porque sozinhos os bairros não conseguem se beneficiar de obra de tamanho porte, por não conseguirem cumprir o número de habitantes exigidos do estado.
Ponto estratégico – A nova Unidade construída no Progresso I, Rua Coletora, 504, e vai atender cerca de 8 mil moradores dos bairros da região, cadastrados nas unidades do Progresso Grajaú, e nos pontos de apoio de José Henriques e Soares.
Estado paralisa e Prefeitura assume a construção – A obra foi autorizada pela resolução 3.771 em junho de 2013, do governo do Estado. Começou a ser construída em 2014 pelo próprio governo de Minas, mas foi paralisada em 2015 e em 2016, e retomada em 2017. Segundo o Estado, as paralisações ocorreram devido à crise do governo, que deixou de enviar os 50% dos recursos para que a obra fosse concluída. Outro motivo foi o decreto de falência da empresa que ganhou a licitação da obra.
Para resolver essas questões, a Prefeitura pediu autorização do Estado para custear os 50% faltosos e assumiu o término da construção, além de realizar uma segunda licitação.
Modernidade – A Prefeitura entrega uma Unidade de Saúde moderna que repercutirá positivamente no dia a dia dos moradores da região Progresso/Grajaú, oferecendo um melhor atendimento em saúde: 7 consultórios para atendimento clínico, ginecológico, odontológico, psicológico, triagem, curativos, cuidados básicos, vacinação e sala de coleta e espaço para atividades de grupos, físicas e terapêuticas e práticas integrativas e complementares.