/Presidente Lula antecipa pagamento do 13º para aposentados e pensionistas do INSS

Presidente Lula antecipa pagamento do 13º para aposentados e pensionistas do INSS

Brumadinho, 13 de março de 2024.

A partir do dia 24 de abril, aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começarão a receber a primeira parcela do 13º salário. Essa medida foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como parte de um esforço para impulsionar a economia, após um período de estagnação no segundo semestre do ano passado.

A antecipação do 13º salário é uma prática recorrente nos últimos anos, sendo este o quinto ano consecutivo em que o benefício é pago no primeiro semestre. A decisão foi oficializada por meio de um decreto assinado por Lula e publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (13/03).

A segunda parcela do 13º salário será paga em maio, seguindo o calendário habitual de liberação dos benefícios previdenciários. O pagamento é realizado de acordo com o calendário anual do INSS, considerando o número final do benefício, sem levar em conta o dígito verificador. Por exemplo, se o número do benefício terminar em 9, o pagamento será feito no dia referente a essa terminação.

Essa medida traz alívio financeiro para milhões de brasileiros que dependem dos benefícios previdenciários do INSS, especialmente em um momento de incertezas econômicas. O adiantamento do 13º salário pode contribuir para o aquecimento do comércio e o aumento do consumo, beneficiando não apenas os segurados, mas também a economia como um todo.