Brumadinho – 5 de fevereiro de 2024.
O governador Romeu Zema, junto com o senador Cleitinho e o deputado federal Nikolas Ferreira, divulgaram um vídeo comemorando a notícia de que em Minas Gerais não será obrigatório apresentar comprovante de vacinação para se matricular nas escolas estaduais.
No vídeo, compartilhado nas redes sociais dos políticos, eles destacam a importância da liberdade para todos os alunos do estado, independente de terem sido vacinados ou não. O motivo da celebração é o início do ano letivo nas escolas da rede estadual, marcado para esta segunda-feira (5).
O deputado Nikolas enfatiza, “Começo de ano, começo de ano letivo, e estamos aqui para, mais uma vez, garantir a liberdade de todos os alunos de Minas Gerais.” Já Cleitinho destaca que são a favor da ciência e da vacina, mas também são defensores da liberdade.
Essa ação dos políticos mineiros se alinha com uma iniciativa em Santa Catarina, liderada por prefeitos ligados à base eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro. No entanto, vale ressaltar que a decisão de Minas Gerais vai contra a orientação do Ministério da Saúde, que é a favor da exigência de vacinação. Em outubro do ano passado, o Ministério ampliou a lista de vacinas obrigatórias, incluindo a vacina contra a Covid-19 a partir de 2024 para menores de 5 anos.
No ano de 2022, Minas Gerais já havia dispensado a exigência de comprovação de vacinação contra a Covid-19, pois esta ainda não estava listada como obrigatória pelo Ministério da Saúde.