/Setembro Amarelo; Brumadinho oferece ajuda psicológica em todos os seus PSF’s

Setembro Amarelo; Brumadinho oferece ajuda psicológica em todos os seus PSF’s

Durante os meses do ano, os profissionais da saúde tradicionalmente utilizam as cores para retratar uma campanha voltada ao combate de alguma doença. Exemplos disso são o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que tem como finalidade alertar as pessoas para a importância da prevenção contra o câncer de mama e o de próstata.

 

Neste mês de setembro a temática fixa suas lentes na prevenção ao suicídio, que, evidentemente, não se caracteriza como uma doença. Porém, o ato em si pode diretamente estar ligado a enfermidades de ordem psíquica.

 

Advertindo as pessoas sobre a importância de se debater sobre o tópico, o Setembro Amarelo chega envergando a bandeira da valorização à vida. Seja nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), seja no CAPS (Centro de Assistência Psicossocial ou nas demais repartições da Prefeitura, a campanha ganha coro em prol da saúde mental.

 

E tratando do problema com a seriedade que ele exige, que a Secretaria Municipal de Saúde mantém uma gigantesca estrutura que conta com psicólogos, psiquiatras e assistente sociais – todos envoltos a ajudar quem procura os serviços de saúde mental.

 

Em Brumadinho, todas as Unidades Básicas de Saúde contam com a figura de um psicólogo, inclusive no interior. Ampliando a assistência e levando saúde a regiões mais afastadas do município.

 

“Para ser atendido hoje pelo psicólogo em uma UBS, o paciente deve se encaminhar até a unidade de saúde mais próxima de sua casa e solicitar junto à enfermeira ou ao médico, encaminhamento para o profissional da psicologia. É feito previamente uma avaliação clínica e acompanhamento multiprofissional, sendo que, identificada a necessidade de tratamento, o paciente o iniciará o quanto antes”, afirma Ana Carolina Paiva, Coordenadora.

 

Visando a promoção da saúde por meio do atendimento clínico, diversas outras atividades são executadas pelos profissionais nos postos de saúde. Entre elas diagnóstico e acompanhamento psicoterapêutico, e visitas domiciliares quando necessárias, rodas de conversas e grupos temáticos. Sempre Respeitando cada particularidade.

 

Ainda de acordo com Paiva, as equipes passam por um corriqueiro processo de capacitação, sempre com foco no indivíduo. “Os psicólogos atuam em atendimentos coletivos e individuais, os cuidados com a saúde mental se dão sempre através do trabalho sério, ético e de muito acolhimento a quem carece”, reitera.

 

 

 

Matéria por: Moisés Elias / Prefeitura Municipal de Brumadinho