Brumadinho – 19 de janeiro de 2024.
No próximo dia 22, um evento marcante irá reunir vítimas e familiares das grandes tragédias que assolaram o Brasil nos últimos anos. O Seminário, organizado pela Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum), acontecerá na Câmara Municipal de Brumadinho, três dias antes do doloroso quinto aniversário da tragédia que deixou 270 mortos na região metropolitana de Belo Horizonte.
O encontro será um espaço crucial para a discussão sobre os impactos e a atuação do Judiciário em casos de grande repercussão para a população. Familiares das vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, da Samarco em Mariana, do incêndio na Boate Kiss em Santa Maria (RS) e das pessoas afetadas pelos danos ambientais da Braskem em Maceió (AL) estarão presentes.
A Avabrum convoca moradores a participar do evento, destacando que, “contra a impunidade”, representantes de diferentes tragédias estarão unidos para debater com membros da justiça e polícia os desafios brasileiros na investigação e responsabilização dos culpados.
Entre os sete participantes previstos, destaca-se a presença de Neirevane Nunes, representante do Movimento Unificado de Vítimas da Braskem em Maceió; Rikartiany Cardoso, integrante do Movimento pela Soberania Popular na Mineração; e Paulo Carvalho, pai de Rafael Carvalho, vítima da tragédia da Boate Kiss, além de outros representantes de tragédias que compartilharão suas experiências.
Após uma mesa que será marcada pelos depoimentos comoventes dos familiares das tragédias, o evento contará com a participação de integrantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público de Minas Gerais, Polícia Federal, Ministério Público Federal e da Associação de Juízas e Juízes para a Democracia, promovendo um diálogo fundamental entre os afetados e os órgãos responsáveis pela busca por justiça.