Nesta quinta-feira, dia 29/06, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal Saúde, irá inaugurar dez novos leitos de UTI, no Complexo Hospitalar Municipal. A medida é de suma importância para Brumadinho atender casos graves de forma rápida e mais adequada, sem a necessidade de transferência dos pacientes.
A Secretaria de Saúde, realizou todas as adaptações necessárias, bem como a aquisição de todos os equipamentos para a instalação dos leitos de terapia intensiva. Novos geradores para suportar a demanda energética foram instalados. Novos maquinários e insumos foram adquiridos.
O Prefeito, Nenén da Asa, destacou a importância da construção da UTI.
“É um sonho realizado, poder garantir um atendimento rápido e de extrema qualidade aos pacientes é gratificante. É reforçar ao povo nosso compromisso de fazer tudo por Brumadinho, pela evolução da cidade”, disse o prefeito.
O setor do hospital receberá o nome da Dra. Marina Romano, uma homenagem a quem tanto fez pelo município, o dia 29 de junho de 2023 ficará marcado na história de Brumadinho, pois além da inauguração dos leitos de UTI, também vamos inaugurar a base do SAMU.
A inauguração será às 10h e por causa de um processo de desinfecção, o setor passará a receber pacientes a partir das 15h. A equipe técnica assistencial da unidade é composta por: equipe assistencial; médico intensivista; médico horizontal; enfermeiros intensivistas; fisioterapeutas; técnicos de enfermagem; assistência farmacológica, social, nutricional e psicológica; e equipe multidisciplinar. Além disso, também há o apoio de equipes médicas especializadas, centro de imagem e laboratório. O horário de visitação será das 11h às 14h..
A Secretaria Municipal de Saúde informa que os critérios de internação nos leitos de UTI serão feitos a partir de avaliação médica e de acordo com a complexidade do caso. A avaliação é feita por via da central de regulação de leitos (SUSFácil). O objetivo da gestão, em trabalho conjunto com a pasta, é garantir o que há de mais moderno e eficaz na assistência à população.
Matéria por: Hérculles Barcelos / Prefeitura Municipal de Brumadinho